Catraca Livre lança campanha #23MinutosDeVida

A cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado no Brasil. E isso não pode passar batido

Por: Redação | Comunicar erro
Tags: #crime #Negros

O relatório final da CPI do Senado sobre o Assassinato de Jovens no Brasil, divulgado nesta quarta-feira, 8, aponta que um jovem (de 15 a 29 anos) negro é assassinado no país a cada 23 minutos.

De autoria do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), o relatório da CPI toma por base os números do Mapa da Violência, realizado desde 1998 pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz. O último Mapa é de 2014 e contabiliza os homicídios de 2012: cerca de 30 mil jovens de 15 a 29 anos são assassinados por ano no Brasil, e 77% (cerca de 23.100) são pretos ou pardos.

Por conta desses dados preocupantes, o Catraca Livre resolveu lançar a campanha #23MinutosDeVida. Ao longo da tarde desta quinta-feira, 9, publicaremos em nossa página oficial no Facebook, sempre a cada 23 minutos, a imagem de um nome masculino, representando mais um jovem negro assassinado no país.

“É uma vergonha nacional” disse o senador Lindbergh após apresentar o relatório. Ele afirma que os índices são resultado de uma política de criminalização da pobreza e do racismo introjetado na sociedade.

Quer saber mais sobre a CPI do Senado sobre o Assassinato de Jovens no Brasil. Acesse aqui e fique por dentro.

Compartilhe:

1 / 8
1
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
2
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
3
04:17
32% acreditam que câncer é causado por traumas, diz pesquisa
O jornal Folha de S. Paulo divulgou uma pesquisa feita pelo Instituto Oncoguia que revela uma situação preocupante: 32% dos …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …