Ceará é o 1º estado a cumprir decisão que permite homossexuais doarem sangue

Os hemocentros públicos ou privados do estado começaram ontem a cumprir a recomendação da Justiça

Por: Redação

Desde quarta-feira, 10, homens gays podem doar sangue no Ceará. O Estado é o primeiro do país a cumprir, integralmente, a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que classificou como inconstitucional a recusa de doações oferecida por pessoas destes grupos.

Mesmo com a decisão STF, o Ministério da Saúde e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mantiveram a proibição.

mulher fazendo doação de sangue
Crédito: Cylonphoto/istockEm maio, o STF (Supremo Tribunal Federal) classificou como inconstitucional a recusa de doações de sangue de homens gays

Entidades LGBT foram à Justiça exigindo o cumprimento imediato da decisão do STF.  Em sintonia com a Suprema Corte, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) expediu uma recomendação para que a decisão também fosse cumprida em território cearense.

Os hemocentros públicos ou privados do estado começaram ontem a cumprir a recomendação da Justiça, que ordenou ainda que as instituições devem divulgar amplamente a alteração nos critérios para doação e divulgar novos protocolos à população.

Com a pandemia do novo coronavírus, o número de doações de sangue caiu drasticamente em todo o país.


Tire suas dúvidas sobre doação de sangue

Quem não pode doar?

Doadores que estiverem resfriados ou que apesentarem sintomas parecidos com os da gripe não devem ir aos hemocentros. Pessoas que também tiveram contato com infectados ou casos suspeitos do novo coronavírus devem esperar pelo menos 30 dias para doar.

Quem pode ser doador

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. O limite superior para a primeira doação é 60 anos. Ou seja, quem tiver 61 anos ou mais e nunca doou não pode doar mais.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.

Compartilhe: