Chimpanzés fogem de santuário e invadem sítio em Sorocaba

Em nota, a instituição disse que os animais foram conduzidos de volta ao recinto em segurança

Os chimpanzés Martin e Mônica tem 12 e 10 anos respectivamente
Os chimpanzés Martin e Mônica tem 12 e 10 anos respectivamente

Dois chimpanzés fugiram do Santuário de Primatas de Sorocaba (SP), mantido pelo GAP (Great Ape Project/Projeto dos Grandes Primatas), e tentaram invadir um sítio no último domingo, dia 8. A fuga dos animais provocou pânico em uma família que mora no local.

O autônomo Matheus Pepp Valentim da Silva, de 34 anos, mora em uma chácara vizinha do santuário e foi avisado do ocorrido por funcionários da instituição. Ele se trancou em casa com os cinco filhos, enquanto os chimpanzés Martin e Mônica, de 12 e 10 anos respectivamente, esmurravam a porta na tentativa de entrar no local.

Matheus e os filhos colocaram sofás e outros móveis para fazer uma barreira na residência. Além de terem quebrado a fechadura da porta, os chimpanzés danificaram uma janela. Os primatas foram afastados do sítio por volta das 21h pelo cachorro da família.

Em nota, o santuário disse que todos os procedimentos de segurança foram colocados em práticas e que os animais foram conduzidos de volta ao recinto em segurança. “Ninguém ficou ferido e foi registrado um dano a uma porta do sitio vizinho, o qual será ressarcido”, informa o comunicado.

O santuário abriga cerca de 300 animais selvagens, entre eles 50 chimpanzés
O santuário abriga cerca de 300 animais selvagens, entre eles 50 chimpanzés

O Catraca Livre fez um vídeo para contar a história do santuário, que fica em uma área de 560 mil metros quadrados, à margem da Rodovia Castelo Branco. O espaço abriga cerca de 300 animais selvagens, entre eles 50 chimpanzés.

Assista abaixo:

https://www.facebook.com/CatracaCidadania/videos/1854250074611995/

  • Leia também: