Chineses questionam centro de pesquisa por maus-tratos a pandas

Tratador afirma ter sido atacado e mordido pelo panda; segundo centro de pesquisa, apesar de brincalhões, eles podem se tornar violentos

Tratadores estão sendo questionados por maltratar filhotes de panda na China
Créditos: Getty Images
Tratadores estão sendo questionados por maltratar filhotes de panda na China

Quem tem coragem de maltratar filhotes de panda? Um vídeo de um centro de pesquisas em  Chengdu, no sudoeste da China, provocou uma onda de revolta entre internautas.

O filme mostra funcionários tratando dos animais com força excessiva, jogando-os para que fiquem presos na área em que moram. Teimosos, os filhotes tentam sair, mas os tratadores os empurram de volta ao lugar. As informações são do jornal “O Globo”.

Segundo a Base de Pesquisas em Reprodução de Pandas Gigantes de Chengdu, o tratador estava dando comida aos filhotes quando um deles começou a agir de forma violenta, o que teria motivado o comportamento do funcionário.

https://youtu.be/ywyLvg7QvFI

O tratador afirma que foi mordido e, quando o filhote tentou atacá-lo novamente, seu instinto foi o de empurrá-lo. “O vídeo com mais de 50 min foi intencionalmente editado para menos de 2 min”, disse Guo Jingpeng.

Segundo o tratador que dividia o turno com Guo, os animais podem se tornar violentos a partir dos dois anos.

O centro de pesquisa informou que os funcionários envolvidos estão sendo questionados e foram orientados a ser mais gentis com os pandas, mesmo que sejam atacados por eles.

Leia a íntegra da reportagem.

  • Veja também: