Cidade italiana cria álbum de figurinhas dos moradores

Uma cidade no norte da Itália criou um álbum de figurinhas que virou uma sensação entre os moradores: é que as cerca de 600 imagens colecionáveis são…dos moradores da cidade.

O álbum foi idealizado pelo prefeitura de San Salvatore Monferrato, no Piemonte. “Nosso objetivo era fortalecer as relações entre os habitantes, manter o tecido social ativo e preservar a memória coletiva”, disse à BBC Brasil o prefeito, Corrado Tagliabue.

Figurinhas têm retratos individuais e coletivos

“Em muitas cidades italianas, os álbuns de figurinhas são uma tradição, mas sempre com imagens de jogadores de futebol de times locais. Ninguém havia pensado em colocar a foto do padeiro, do salameiro, do presidente de uma associação de voluntariado, etc. Esta é a nossa particularidade”.

“Na era do Facebook, este é o verdadeiro livro das faces porque tivemos a adesão de quase todos os 4.500 habitantes”.

Para vencer a timidez e o caráter reservado dos piemonteses, algumas fotos foram realizadas em grupo. Desde que foi lançado, em março deste ano, procurar a própria figurinha ou a de um amigo ou conhecido virou mania na cidade.

Na primeira edição, foram impressos 700 álbuns e 75 mil figurinhas. Nos próximos dias será iniciada a sétima impressão, com tiragem de 200 mil novas figurinhas. Cada envelope com cinco retratos custa 3 euros.

Leia a matéria completa na BBC Brasil