Cientistas dizem que furacões são causados por aquecimento global

As informações são da repórter Leandra Felipe da 'Agência Brasil'

Por: Redação | Comunicar erro

Cientistas americanos estão relacionando os dois furacões que ocorreram este mês em Harvey, no Texas, e nos países do Caribe e da Flórida ao aumento da temperatura global. As informações são da “Agência Brasil“.

Miami Beach durante a passagem do furacão Irma

O que apontou este fato foi um estudo chamado Relatório Especial Ciência e Clima feito por cientistas da Nasa e de mais 11 agências federais do país que chegou a conclusão de que a atividade humana contribui para o aumento da temperatura global e, por consequência, a ocorrência de furacões.

Esse relatório começou a ser feito em 1990, durante o mandato de Bill Clinton e em junho ele foi publicado pela comunidade científica e encaminhado para a avaliação da Casa Branca, mas a administração do governo Trump não se pronunciou.

A reportagem destaca que as conclusões a que chegaram os cientistas contradizem a ideia defendida por Donald Trump de que não é possível comprovar que o aquecimento global é causado por interferência humana.

Mesmo que diversos estudos sobre furacões e aquecimento global já tenham sido feitos por cientistas americanos, o assunto voltou à ser debatido por conta da passagem do Irma, que teve mais de 60 mortes confirmadas, ilhas destruídas e prejuízos financeiros para quase todos os países e territórios caribenhos: Porto Rico (EUA), República Dominicana, Haiti, Cuba e Bahamas.

Os furacões, como bem lembraram os cientistas, fazem parte do sistema climático, mas as pesquisas indicam que houve um aumento em seu poder destrutivo ou de intensidade desde a década de 1970, principalmente no Atlântico Norte.

Eles são um fenômeno formado pelo aquecimento das águas do oceano que, quando as temperaturas ficam superiores a 27º graus, fazem o vapor da água subir até as nuvens e esse contato provoca correntes que se deslocam em movimento circular em formato de cone. Os oceanos já absorveram cerca de 93% de energia gerada pelo aquecimento global entre 1970 e 2010.

Leia a reportagem na íntegra.

  • Leia também: 

1 / 8
1
06:25
VazaJato: Moro chama integrantes do MBL de tontos e depois se desculpa
Em áudio publicado pelo perfil do Movimento Brasil Livre no Instagram o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, …
2
02:42
STF adia julgamento que pode tirar Lula da cadeia
O Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu adiar o julgamento do pedido de liberdade do ex-presidente Lula, que estava previsto para …
3
02:20
Novas regras para o uso de patinetes elétricas em SP
A prefeitura de São Paulo definiu novas regras para o uso de patinetes elétricas compartilhadas na cidade. Entre as  determinações …
4
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
5
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
6
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
7
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
8
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …