Cientistas dizem que furacões são causados por aquecimento global

As informações são da repórter Leandra Felipe da 'Agência Brasil'

Por: Redação Comunicar erro

Cientistas americanos estão relacionando os dois furacões que ocorreram este mês em Harvey, no Texas, e nos países do Caribe e da Flórida ao aumento da temperatura global. As informações são da “Agência Brasil“.

Miami Beach durante a passagem do furacão Irma

O que apontou este fato foi um estudo chamado Relatório Especial Ciência e Clima feito por cientistas da Nasa e de mais 11 agências federais do país que chegou a conclusão de que a atividade humana contribui para o aumento da temperatura global e, por consequência, a ocorrência de furacões.

Esse relatório começou a ser feito em 1990, durante o mandato de Bill Clinton e em junho ele foi publicado pela comunidade científica e encaminhado para a avaliação da Casa Branca, mas a administração do governo Trump não se pronunciou.

A reportagem destaca que as conclusões a que chegaram os cientistas contradizem a ideia defendida por Donald Trump de que não é possível comprovar que o aquecimento global é causado por interferência humana.

Mesmo que diversos estudos sobre furacões e aquecimento global já tenham sido feitos por cientistas americanos, o assunto voltou à ser debatido por conta da passagem do Irma, que teve mais de 60 mortes confirmadas, ilhas destruídas e prejuízos financeiros para quase todos os países e territórios caribenhos: Porto Rico (EUA), República Dominicana, Haiti, Cuba e Bahamas.

Os furacões, como bem lembraram os cientistas, fazem parte do sistema climático, mas as pesquisas indicam que houve um aumento em seu poder destrutivo ou de intensidade desde a década de 1970, principalmente no Atlântico Norte.

Eles são um fenômeno formado pelo aquecimento das águas do oceano que, quando as temperaturas ficam superiores a 27º graus, fazem o vapor da água subir até as nuvens e esse contato provoca correntes que se deslocam em movimento circular em formato de cone. Os oceanos já absorveram cerca de 93% de energia gerada pelo aquecimento global entre 1970 e 2010.

Leia a reportagem na íntegra.

  • Leia também: 
1 / 8
1
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
2
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
3
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
4
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
5
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
6
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
7
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
8
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …