São Paulo por Imagens em Movimento no SESC Santana

A partir do dia 05 de janeiro, o Sesc Santana contempla a cidade de São Paulo em mais um projeto de Cinema e Vídeo, com exibição de curtas-metragens e debates com realizadores dos filmes e profissionais como arquitetos, urbanistas etc. As projeções digitais acontecem sempre às terças-feiras, às 20h e a entrada é Catraca Livre.

Intitulado de “Cinecidade: São Paulo por Imagens em Movimento”, o projeto tem por objetivo promover uma reflexão acerca das diversas formas de representação deste imenso território urbano, partindo de alguns títulos da videografia produzida pelo coletivo Olhar Periférico, nos seus 10 anos de existência, e os colocando em diálogo com outros filmes que retratam o espaço construído.

divulgação
Foto do Filme "Chapa"

Semanalmente, os temas de cada encontro (moradia urbana, as ações artísticas urbanas, os caminhos e a diversidade étnica e cultural) serão debatidos pelos realizadores dos curtas e convidados: arquitetos, urbanistas, cineastas e demais produtores.

Veja a programação completa

Dia 5

A cidade e a morada
O programa permite abordar a reflexão acerca das transformações frenéticas da paisagem urbana, dos modos de morar e de se relacionar com os espaços, além de discutir questões referentes à preservação da memória. Exibição dos curtas “Histórias de Morar e Demolições” e “Monte Verde”, seguida de seguida de debate com André Costa (professor de Cinema e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP) e Silvio Cordeiro (arquiteto e urbanista).

Dia 12

A cidade e as ações artísticas
O espaço urbano como o objeto e o lugar da ação e da reflexão artística. Exibição dos curtas “Regina Silveira: Transit”, “Regina Silveira: Blindage”, “A letra e o muro”, “Várzea”, seguida de debate com Regina Silveira e um representante do coletivo Bijari.

Dia 19

A cidade e seus caminhos
A cidade de São Paulo vista pelo ponto de vista de quem enfrenta ou vive das dificuldades de seus caminhos e acessos. Exibição dos curtas “No Meio do Caminho”, “Chapa” e “Pelas Marginais”, seguida de debate com João Cláudio de Sena e André Costa.

Dia 26

A cidade e a diversidade
Uma amostra da diversidade cultural e étnica da cidade por meio de curtas que apresentam costumes e tradições pouco visíveis na imensidão da cidade. Exibição dos curtas “Peju Katy Kyringue’i… Venham Todas as Crianças”, “Tias Baianas Paulistas” e “Sonoroscópio – Polifonia da Imigração”, seguida de debate com os realizadores dos Tias Baianas.

Por Redação