Clube de Contadores de História cria o hábito da leitura em crianças e adolescentes

O Clube de Contadores de Histórias surgiu há quatro anos em Portugal, na Escola Secundária de Baltar, com a proposta de difundir a arte de contar histórias e proporcionar momentos de reflexão para os estudantes. O projeto, que a princípio atingia apenas os alunos e era ministrado por professores, cresceu rapidamente e a nova forma de repassar boas histórias chegou ao Brasil e a países africanos que também têm o português como língua pátria.

A principal finalidade do Clube é criar o hábito da leitura em crianças e adolescentes conectados mais com o mundo televisivo do que com as páginas dos livros. O funcionamento é muito simples e qualquer um pode participar: semanalmente os inscritos recebem via e-mail uma história selecionada por uma equipe formada por professores de diversas disciplinas que residem em Portugal e no Brasil.

Segundo Ana, uma das coordenadoras do projeto, as histórias escolhidas procuram transmitir textos com uma linguagem acessível para todas as faixas etárias e que estimulem a participação cada vez maior de pessoas. Como resultado do projeto, em 2008, o Clube lançou ainda “As Histórias Abrem Portas”, um cd que reúne histórias contadas pela voz dos alunos das escolas.

É uma ótima oportunidade de interagir com a literatura de outros países e com textos de escritores novos e consagrados. Se quiser entrar em contato e receber os contos em seu computador, é só mandar um mail para acb@contadoresdehistorias.com