Coisas que você precisa saber sobre a seriema, a ave típica do cerrado

A seriema é uma ave típica do Cerrado brasileiro. Pode chegar até 90 centímetros de comprimento (da ponta do bico até o fim da cauda) e pesar em média 1,4 kg. Tem no canto a sua principal característica, podendo ser ouvido a mais de um quilômetro de distância. No campo, ouvir o canto da seriema é chuva na certa. Essa ave típica do Cerrado é símbolo do Parque Estadual do Juquery.

A seriema é uma ave típica do Cerrado brasileiro. Pode chegar até 90 centímetros de comprimento
Créditos: Carlos Nader
A seriema é uma ave típica do Cerrado brasileiro. Pode chegar até 90 centímetros de comprimento

A seriema (Cariama cristata) possui cauda longa, plumagem cinza-amarelada, com riscos finos escuros, um pouco mais claras na região do abdômen, bicos e pernas vermelhas. Os machos têm por característica um tom mais escuro de cinza, enquanto as fêmeas são um pouco mais amareladas. A crista é formada por um tufo de penas, com cerca de 10 cm, além de ser uma das poucas aves com pestanas. É conhecida também como seriema-de-pé-vermelho. O cardápio da Seriema inclui todos os tipos de inseto (que ela mesma caça) e pequenos vertebrados, como lagartos, cobras, vermes e roedores.

Apesar de ser uma ave, a seriema não gosta de voar, prefere correr. Sua velocidade pode chegar facilmente a 50 km/h, só então alçando voo. Mesmo assim, apenas em situações extremas, como quando caçada.

A seriema pode ter postura de dois a quatro ovos. O ninho é construído em árvores de pequeno porte (entre um e 5 metros), feito com gravetos e revestido de barro, folhas e estrume de gado, a fim de garantir a temperatura adequada para incubação – revezada pelo macho e pela fêmea – e dura em média duas semanas.

Parque Estadual do Juquery

Siriema no Parque Estadual do Juquery
Créditos: Tom Dib
Siriema no Parque Estadual do Juquery

A seriema habita o Cerrado paulista, que se estende, em remanescentes fragmentados, por cerca de 1% de seu território original, em virtude do avanço das cidades e das áreas agropecuárias. Para protegê-lo, o Governo do Estado aprovou em 2009 a Lei do Cerrado, Lei Estadual nº 13.550, que visa proteger, conservar e recuperar o bioma, considerado um dos hotspots mais ricos e ameaçados do mundo.

O Parque Estadual do Juquery é uma unidade de conservação abriga o último remanescente de Cerrado preservado na Região Metropolitana de São Paulo. Tem como símbolos a Seriema, além do Ovo da Pata, ponto mais alto do Parque com 942 m de altitude. O PE Juquery possui áreas de mata atlântica e cerrado, onde abriga uma rica biodiversidade de plantas e animais.

Quer conhecer a Seriema? Visite o Parque Estadual do Juquery.