Coletivo lista candidaturas LGBTQI+ por todo o país; veja
O ideia é aproximar candidaturas de eleitoras e eleitores que querem votar a favor das pautas LGBT+
Neste domingo, 15, os brasileiros vão às urnas eleger prefeitos e vereadores de suas cidades. Levantamento da Aliança Nacional LGBTI+ aponta 497 pré-candidatos ligados à causa LGBT, um aumento de 32% em relação às últimas eleições municipais, em 2016.
Na ocasião, o país teve 377 candidatos ligados à causa LGBT concorrendo ao pleito; destes, 26 foram eleitos. De lá para cá, nomes de visibilidade como Erica Malunguinho, Erika Hilton, Fabiano Contarato, Eliseu Neto, Davi Miranda e Robeyoncé ocuparam cargos em assembleias legislativas até no Congresso Nacional.
Para aumentar a representatividade de pessoas LGBTQI+ em todos os espaços, principalmente na política, o coletivo #VoteLGBT listou candidaturas LGBT no pleito deste ano.
- SP entra em lista global com mais hospedagem para LGBTQIA+
- Programa oferece bolsas de estudo em Londres; veja como se inscrever
- Mais de 20 k-dramas estreiam na Netflix em novembro; veja a lista
- Sesi oferece bolsas para quem quer estudar em outro país
Desde 2016, o #VoteLGBT ajuda a construir a plataforma #MeRepresenta para aproximar candidaturas de eleitoras e eleitores que querem votar a favor das pautas LGBT+, porém nas eleições de 2020, a Plataforma do #MeRepresenta não ficou pronta a tempo, por isso, em uma ação urgente e pulsante, o coletivo #VoteLGBT listou todas as candidaturas LGBT+ que tomou conhecimento ao longo dos últimos meses e divulgou online em https://votelgbt.org/2020.
“Em 2018, recebemos mais de 1 milhão de acessos na plataforma do #MeRepresenta no dia antes da eleição, então entendemos que as pessoas em geral deixam para escolher seus e suas representantes bem próximo da data, por isso achamos importante publicar essa listagem”, explica Gui Mohallem, membro do #VoteLGBT.
A lista conta ainda com um campo para novos cadastros, permitindo assim que candidaturas que não entraram no radar sejam inseridas até o final do horário de votação.
Uma equipe ficará de plantão para realizar os cadastros de última hora no site.
Vale ressaltar ainda que a lista não tem nenhum caráter de avaliação ou de recomendação, onde candidatos e candidatas de todos os partidos são apresentadas, ficando a cargo do eleitor e da eleitora avaliar quais são as pautas e ideias da pessoa que deseja eleger.
Todas as fotos das candidaturas contêm um link para os sites e redes sociais das campanhas.
Confira a lista aqui: https://votelgbt.org/2020