Coletivos defendem causas sociais pelas periferias de SP

Se um Brasil pensa ter acordado, existe outro com a certeza de que nunca dormiu. À margem do mundo, da ponte pra lá, sempre esquecidos, os filhos da periferia desde cedo buscam seu caminho – que são muitos: da educação à saúde, da cultura ao esporte.

Idealizador do Sarau da Cooperifa, Sérgio Vaz é considerado um dos mais notáveis porta-vozes da cultura da periferia de São Paulo.
Créditos: Divulgação
Idealizador do Sarau da Cooperifa, Sérgio Vaz é considerado um dos mais notáveis porta-vozes da cultura da periferia de São Paulo.

Na arte de viver, se unem a movimentos e organizam-se em coletivos. Da Sul para Norte, da Leste pra Oeste, a luta é diária, num imenso conflito.

Confira alguns representantes de quem sempre esteve à frente do ato contínuo.

O mundo é diferente…

Movimento Mães de Maio

Formado por mães e familiares de vítimas da violência do Estado, o Movimento Mães de Maio completa 7 anos de incansável luta por justiça. O grupo promove a homenagem e a preservação da memória das vítimas assassinadas sumariamente em chacinas da juventude negra, pobre e periférica de todo país.
http://maesdemaio.blogspot.com.br/

CEDECA (Centro de Defesa do Direito da Criança e do Adolescente)

Fundado em fevereiro de 1999, o grupo atua – contra toda desesperança e contra todo cinismo do senso comum – no potencial da infância e da juventude, buscando dignidade humana a partir da defesa dos direitos da criança, do adolescente e do jovem, construindo experiências de resistência no meio das inúmeras favelas e loteamentos clandestinos das regiões da Capela do Socorro e de Parelheiros, Zona Sul de São Paulo.

Rua Nossa Senhora de Nazaré, 51, Cidade Dutra. (11).5666-9861
cedecainterlagos.org.br

Casa do Zezinho

A Associação Educacional e Assistencial Casa do Zezinho, ou, simplesmente CASA DO ZEZINHO, é uma organização social sem fins lucrativos, localizada próxima ao Parque Santo Antonio, zona sul da cidade de São Paulo.
Fundada em 06 de março de 1994 para ser um espaço de atuação para crianças e jovens pertencentes a famílias de baixa renda moradoras de bairros próximos, começou com 7 crianças e hoje atende, anualmente, mais de 1.200 Zezinhos, crianças e jovens de ambos os sexos, com idade entre 6 e 29 anos. Estes Zezinhos, que frequentam mais de 60 escolas públicas da região, são envolvidos em atividades de educação, arte, cultura e formação geral e em oficinas de capacitação profissional.

Rua Anália Dolácio Albino, 30, Parque Maria Helena. (11) 5818-0878
http://www.casadozezinho.org.br

Instituto Periferia Ativa

O instituto é uma associação que realiza importantes ações no âmbito sócio-cultural a 12 anos. Possui 3 sedes onde acontecem oficinas de formação, tem um laboratório de informática e um estudio audio visual, tudo captaneado por integrantes do bairro.

Rua Anália Dolácio Albino, 30, Parque Maria Helena,
(11) 5818-0878

Fundação Tide Setubal

Criada em 2005, a Fundação Tide Setubal nasce para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro de promoção humana iniciado por sua inspiradora, na região de São Miguel Paulista, na zona leste da cidade de São Paulo. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento local de forma sustentável ,atua para o fortalecimento das instituições e o empoderamento da população local, buscando uma melhoria na qualidade de vida no território.

Rua Mário Dallari, 170, São Miguel Paulista. (11) 6297-5969
http://www.ftas.org.br/

Dr. Consulta

O Dr. Consulta é uma clínica médica popular de baixo custo com foco em pacientes sem plano de saúde, que optam por não recorrer ao SUS (Sistema Único de Saúde) e que não têm condições de pagar clínicas particulares tradicionais.

Estrada das Lágrimas, 1712, Sacomã, (11) 2065-1325
http://www.drconsulta.com/

Hospital Heliópolis

Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, o serviço tem 40 consultórios voltados para o atendimento clínico-oncológico. Segundo a Secretaria do Estado da Saúde, a unidade poderá atender cerca de 30 mil pacientes por mês quando estiver em pleno funcionamento.

Rua Cônego Xavier, 276, no bairro do Sacomã
(11) 2067-0300
http://www.heliopolis.org.br/

Rede de Comunidades do Extremo Sul

A Rede de Comunidades do Extremo Sul é um movimento popular recém-criado na zona sul de São Paulo, que tem como proposta a organização autônoma do povo da periferia, sem depender de politiqueiros, nem de patrões, nem da migalha de quem quer que seja. Propomos a união das quebradas e a luta direta como meio de melhorarmos a nossa condição de vida, e combatermos as formas de opressão e de exploração que sofremos todos os dias.

redeextremosul@gmail.com

Rede Livre Leste

A Rede Livre Leste é um coletivo de articulação formado por coletivos artísticos que habitam as imensas periferias da metrópole urbana de São Paulo. A Rede atua artística e politicamente na mobilização de jovens artistas e comunidades interessados em intervir na lógica cotidiana da cidade, em conexão com o Brasil e o Mundo.
redelivreleste@gmail.com

Associação Comunitária Monte Azul

Associação Comunitária Monte Azul é uma organização não governamental, orientada pelo pensamento antroposófico, que atua prioritariamente pelo desenvolvimento integral do Ser Humano. Hoje, beneficia diretamente mais de cinco mil famílias através do trabalho de três núcleos estabelecidos na periferia da cidade de São Paulo, Brasil. Seus programas agregam colaboradores e voluntários, brasileiros e estrangeiros, num modelo de atuação multiplicador e disseminador para muito além dessas comunidades.

Av. Tomás de Souza, 552 – Jd. Monte Azul. (11) 5853 8080
http://www.monteazul.org.br/home.php

Agência Solano Trindade

A Agência Solano Trindade é um empreendimento cultural que vem sendo construído por jovens que possuem ações culturais na zona sul de São Paulo e tem como proposta o fomento e o fortalecimento da economia da cultura criativa, através do incentivo a produção e difusão da cultura popular, criando formas de organização que possibilite a sustentabilidade e auto-produção das ações culturais.
http://agsolanotrindade.com.br

Rua Doutor Luis Fonseca Galvão, 248, Capão Redondo. 11 2307 7416

Unas

A UNAS nasceu, em Heliópolis, da luta pela posse da terra, no início da década de 80, fundada e administrada pelas lideranças comunitárias. Atualmente desenvolve ações nas áreas da Habitação, Educação, Cultura, Esportes, Saúde, Assistência Social e Comunicação Social, ressaltando o trabalho com Crianças e Adolescentes, Rádio Comunitária, Informática, Medida Socioeducativas para jovens em conflito com a Lei (Liberdade Assistida) e a influência na geração de políticas públicas na cidade de São Paulo.

Rua da Mina, 38 – Heliópolis

Comunidade Cultural Quilombaque

A Comunidade Cultural Quilombaque é uma organização sem fins lucrativos que surgiu em 2005, a partir da iniciativa de um grupo de jovens, moradores de Perus, bairro periférico situado na zona noroeste de São Paulo e que concentra os piores índices socioeconômicos e culturais, onde as maiores vítimas são os jovens. Conheça, participe e agregue ideias. As portas estão sempre abertas.

Trav.Cambaratiba,Portão 5,Beco da Cultura
http://comunidadequilombaque.blogspot.com.br/

Coletivo Literário Elo da Corrente

A iniciativa Coletivo Literário Sarau Elo da Corrente está localizada no bairro de Pirituba. O sarau, realizado no bar do Santista, é um espaço de encontro da comunidade em torno da literatura, fomentando a produção de conhecimento oral e escrito.

Desse encontro desdobram-se outras atividades, como a manutenção de uma biblioteca comunitária, um blog (www.elo-da-corrente.blogspot.com) e uma editora independente, a Elo da Corrente Edições, que publica obras dos artistas locais. Desde 2011, realizamos atividades como: oficinas, cursos, encontros e reuniões no Espaço Cultural

Elo da Corrente, localizado ao lado do bar do Santista.
Rua Jurubim, 788, Pirituba. (11) 3903-2649
elo-da-corrente.blogspot.com.br

Fábrica do Conhecimento

Grupo de pessoas (professores, aposentados, estudantes, moradores, membros do sindicato da fábrica de cimento) que trabalha com a comunidade da região de Perus de São Paulo. O Objetivo é fornecer ensino de qualidade para o ingresso em universidades públicas. Além disso, cooperar na formação de cidadãos comprometidos com a transformação da sociedade.Utilizar as artes e o conhecimento acadêmico e popular para a afirmação da auto-estima de todos os envolvidos.

Rua Padre Manoel Campello, 182, Perus
http://fabricadoconhecimento.blogspot.com.br/ Fabricadoconhecimento@gmail. Com

Centro Independente de Cultura Alternativa e Social (Projeto Cicas)
O “Cicas” (“Centro Independente de Cultura Alternativa e Social”) é um local ocupado pela juventude da zona norte de São Paulo, que transformou o galpão que antes servia de depósito de lixo, ponto de prostituição e uso de drogas, para um centro cultural onde os moradores da região local tem acesso a arte e cultura, aulas e oficinas, shows, mostras de fotografia e cinema, atividades infantis e em breve dança e esportes. O local está aberto a outras parcerias para atividades, shows e oficinas.

Praça Padre João Penido Burnier – Jd Julieta
projeto.cicas@gmail.com http://www.projetocicas.blogspot.com.br/

Literatura Suburbana

Literatura Suburbana, é um coletivo da Zona Norte de São Paulo, Brasilândia, que trabalha com a Cultura Hip Hop, A cultura afro e desenvolvimento da Lei 10.639/03 e a Literatura marginal, escrita por moradores das comunidades. Desenvolvemos Shows, palestras, eventos, cursos, oficinas, exposições e diversas atividades que contemplam essas vertentes acima citadas.

Rua Xavier da Silva Ferrão, sem número, sala 12, Morro Grande
(11) 3427 5363
http://literaturasuburbana.blogspot.com.br

Sarau Afrobase

Esse sarau mensal, que começou em fevereiro, perpetua a cultura popular na zona oeste de São Paulo e é fruto do Projeto Afrobase, que tem mais de 50 participantes com idade entre oito e 21 anos que participam de aulas de dança, percussão e capoeira. Como educadores, estão músicos que compõem o Treme Terra, grupo de música e dança que baseia sua atuação em manifestações da diáspora africana.

José Joaquim Seabra, 856 – Rio Pequeno.(11) 2539-3555

Clara Caldeira

Por Clara Caldeira

Jornalista, escritora e pesquisadora, especialista em gênero e meio ambiente. Apaixonada por literatura e pelas artes oraculares, está sempre em busca de formas de conectar seus estudos e suas paixões.