Com Marielle, Mangueira vence o Carnaval e contraria parte da web

OPINIÃO: a máxima "quem lacra não lucra" foi-se por água abaixo com a vitória da verde e rosa

Por: Maurício Costa | Comunicar erro
mangueira marielle
Crédito: Getty ImagesMangueira homenageia Marielle Franco e é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro

Na tarde desta quarta-feira de Cinzas, a Estação Primeira de Mangueira sagrou-se, mais uma vez, a grande campeã do Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Sob o enredo “História para Ninar Gente Grande”, a agremiação homenageou os heróis da resistência negra e indígena no Brasil, como Marielle Franco, vereadora do PSOL assassinada em março do ano passado.

Sob muitas críticas, do tipo “quem lacra não lucra”, parte da internet se encheu de ódio para protestar contra a verde e rosa. A web utilizou-se do argumento de que a Vai-Vai, tradicional Escola de Samba de São Paulo, foi rebaixada para o Grupo de Acesso esse ano, pela primeira vez em sua história, justamente por também ter homenageado Marielle.

Acreditava-se, então, que a Estação Primeira não chegaria lá. Pois estavam enganados. Contar a história de uma vereadora que foi assassinada em um país democrático é fundamental, e mostrou que Carnaval também serve para falar de assunto sério.

Uma festa tão popular quanto a nossa precisa e merece ser palco de protestos.

Ao contrário do que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) publicou em seu Twitter, resumindo o Carnaval brasileiro a uma cena de golden shower, espero que ele surpreenda e dê parabéns à Mangueira, por fazer o que ele mesmo ainda não fez: sair em defesa dos menos favorecidos.

PARABÉNS, VERDE E ROSA!

Compartilhe:

Autor: Maurício Costa

Coordenador de Tempo Real. Libriano com traços piscianos. Amante da praia e do concreto. Rolês no centro de São Paulo são os meus preferidos.

1 / 8
1
20:44
São Paulo, capital da Cultura | Entrevista por Catraca Livre
Atuando como Secretário Municipal de Cultura em São Paulo desde janeiro desse ano, Alê Youssef ainda está no começo da …
2
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
3
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …