Como funciona a linha de sucessão da rainha Elizabeth no trono britânico

A linha de sucessão ao trono britânico é determinada primeiramente por descendência

A saúde da Rainha Elizabeth II está preocupando a família real e a linha de sucessão do trono britânico já está definida. Com 96 anos, ela foi colocada sob supervisão médica, nesta quinta-feira, 8. A equipe de saúde da monarca expressou preocupação com seu quadro e chamou a família real para ir ao seu encontro na Escócia, no Castelo de Balmoral.

Como funciona a linha de sucessão da rainha Elizabeth II
Créditos: reprodução/Instagram/@theroyalfamily
Como funciona a linha de sucessão da rainha Elizabeth II

A linha de sucessão ao trono britânico é determinada por descendência, ou seja, o parente mais próximo da rainha Elizabeth é o primeiro apto a substituí-la.

Príncipe Charles é o primeiro na linha de sucessão. Ele é filho da rainha Elizabeth e foi casado com a Princesa Diana, que morreu em 1997, num trágico acidente de carro que chocou o mundo. Atualmente, ele é casado com Camilla Parker-Bowles.

Depois de Charles, Príncipe William é o segundo na linha de sucessão. Ele é filho de Charles com Diana e irmão Harry, que abdicou de suas funções como de membro da realeza.

Em terceiro, vem o George, nascido em 2013, filho de William com a duquesa de Cambridge, Kate Middleton. Ele deve assumir o trono após os reinados de seu avô, Charles, e de seu pai, o príncipe William.

A princesa Charlotte, a segunda filha do príncipe William e de Kate Middletone é a quarta na linha sucessória do trono britânico. Ela nasceu em 2015 e só entrou na linha de sucessão depois que a realeza britânica aboliu a uma regra antiga que dava preferência aos herdeiros do sexo masculino em relação às irmãs no trono.

Depois, vem o príncipe Louis, que nasceu em 2018, algumas semanas antes do casamento do príncipe Harry e Meghan.

O príncipe Harry é o segundo filho de Charles e Diana. Mesmo abdicado das suas funções na realeza, ele continua fazendo parte da linha sucessória ao trono britânico.

Archie Harrison, de 4 anos, é o sétimo na linha de sucessão ao trono britânico. Ele, porém, não tem o título de príncipe por decisão de seus pais, Harry e Meghan. No entanto, quando o Príncipe Charles se tornar rei, o filho do Príncipe Harry se tornará automaticamente Sua Alteza Real, o Príncipe Archie Harrison Mountbatten-Windsor.