CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Conheça as vantagens de adotar um cão adulto

Por: Catraca Livre

Filhotes são fofos, isso é fato. Mas filhotes são como bebês: precisam de muito cuidado, muita atenção e muita disciplina. São várias as vantagens de adotar um animal já adulto. O site Tudo Sobre Cachorros mostra algumas delas:

1. Filhotes demandam mais tempo
Quando você vai pegar um filhote, precisa garantir que terá tempo de cuidar dele e de ensinar coisas básicas como as regras da casa, o que pode e o que não pode (roer seus sapatos, por exemplo), bem como o lugar certo de fazer xixi. Aconselhamos tirar pelo menos 15 dias de férias no trabalho pra poder dar conta dos primeiros momentos de um filhote em casa. Já o cão adulto é muito mais adaptável, não tem tanta necessidade de morder, não costuma ser tão destruidor e provavelmente já acerta o lugar do xixi.

2. A saúde de um filhote é imprevisível
Filhotes de abrigos podem ter sido tirados de suas mães jovens demais para um correto desenvolvimento emocional. Atenção veterinária pode ter faltado antes do filhote chegar ao abrigo ou grupo de resgate. Abrigos responsáveis fornecem assistência média, tratamento para parasitas e vacinas contra doenças infecciosas se necessário. Porém, às vezes os filhotes adotados não apresentam sinais de doenças até que se mudem para o novo lar. Isso quer dizer que você não deve adotar um filhote de um abrigo? De jeito nenhum! Muitos cães maravilhosos foram filhotes que não tiveram o melhor começo de vida. Mas você precisa ter consciência que mesmo um filhote tem uma história e você pode precisar oferecer cuidados extras.

3. Não tem como prever o tamanho de um filhote
Se você adotar um filhote, tenha certeza de estar pronto para aceitá-lo quando adulto, mesmo que ele acabe ficando muito maior do que você imaginava. Pode-se ter um acerto próximo caso sejam conhecidos pai e mãe do filhote, o que é muito raro no caso de cães abandonados.

4. Os cachorros adultos são emocionalmente maduros
Dependendo da raça, a adolescência de um cachorro dura de 6 meses até 18 ou 36 meses de vida. Ou seja, logo logo o filhote vai virar um adolescente, e como todo bom adolescente, começa a fase de rebeldia. O filhote começa a “esquecer” o local do xixi, começa a roubar comida da mesa e outras coisinhas mais, principalmente se desejar chamar a atenção do dono. Um cão fica maduro com 2, 3 anos de idade, ou seja, bem mais calmo.

5. Se você nunca teve um cão, os adultos são perfeitos
Converse com pessoas que já tiveram filhotes em casa. Não são todos que estão preparados pra lidar com xixi no tapete, sofás esburacados, sapatos roídos… É preciso pulso firme pra educar um filhote, mantendo sempre a calma e a paciência. Se você não quer passar pelo caos de ter um filhote, o adulto é a melhor solução.

6. Você sabe exatamente o que esperar de um adulto
Quando você escolhe um cão adulto, você já sabe mais ou menos o que está levando pra casa. Você sabe como ele é fisicamente, se tem problemas de saúde, seu temperamento (se é calmo, se é agitado, se é bravo, dependente ou independente), seu tamanho… Ainda assim existe um pequeno fator surpresa, pois cães de abrigo podem chegar em casa mais tímidos e irem se soltando com o tempo e o costume.

7. Os adultos também amam (às vezes até mais!)
Algumas pessoas ficam preocupadas de não criarem laços com um cão mais velho. Aí que está o erro. Os cães mais velhos apresentam uma gratidão enorme por terem sido resgatados. Além disso, existe uma empatia no momento em que se escolhe um cão pra levá-lo pra casa, o laço já se cria ali. Mas tenha paciência. Às vezes o cão se adapta em questão de dias, outros podem levar semanas ou meses, dependendo do histórico de vida, se estão traumatizados, se foram agredidos etc. Então respeite o tempo e o espaço do seu cão e você só tem a ganhar.

Quer adotar um animal? Entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses da sua cidade.

Quem mora na cidade São Paulo pode consultar a página do CCZ no Facebook para mais informações.

Compartilhe:

Tags:#Idoso
1
Morre Gilberto Dimenstein, jornalista e fundador da Catraca Livre
É com profunda tristeza que a Catraca Livre anuncia o falecimento de seu fundador, Gilberto Dimenstein, aos 63 anos de …
2
Entenda a operação da Polícia Federal de combate às fake news
O combate às fake news ganhou um novo e importante capítulo nesta semana com a Polícia Federal realizando uma série …
3
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
4
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
5
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
6
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
7
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
8
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …