Conheça cinco campanhas publicitárias sustentáveis

Lamar foi uma das empresas

Tem outdoor que já foi feito com lixo eletrônico para chamar a atenção para esse tipo de resíduo e a importância dada pela marca pra reciclagem. Tem outro que foi feito com madeira reutilizada de obra de uma loja. Tem montadora de carro investindo e criando automóveis que são movidos a hidrogênio. É inegável: a publicidade é uma fortíssima ferramenta de disseminação de informações.

Nas palavras do ex-diretor da Associação Europeia das Agências de Comunicação, Stig Carlson, “Ela não muda valores nem cria valores, mas tem grande habilidade para detectar novos valores entre os consumidores e refleti-los na forma de soluções de criações”. Selecionamos 5 campanhas de publicidade que tiveram foco total na sustentabilidade para divulgar seus produtos. Que sirvam de inspiração!

Best Buy, 2010 “Não importa onde você comprou, nós reciclamos”. Foi esse o slogan que a marca americana de produtos eletrônicos usou para divulgar a mensagem de reciclagem de lixo eletrônico. O outdoor ficou instalado na Times Square e foi inteirinho feito com esse tipo de lixo. A palavra “e-cycle” foi feita com peças de monitores e computadores antigos. Vale lembrar a importância de campanhas como essa, já que o lixo eletrônico tem se tornado um grande problema quando descartado no meio ambiente. Isso porque são produtos que possuem substâncias químicas que podem provocar contaminações de solo e água, além de graves doenças em pessoas que trabalham nos lixões. Sem falar que, claro, a maioria desses produtos possuem grandes quantidades de plástico, metais e vidros, materiais que demoram muito tempo para se decompor. Daí a importância de reciclar.

Leroy MERLIN, 2009 Ao inaugurar a sua primeira loja sustentável no Brasil, em Niterói, a Leroy Merlin fez uso prático da mensagem que queria passar. A loja, especializada em materiais de construção, usou madeiras que sobraram de obras para fazer um outdoor totalmente reaproveitado. A frase: “Nova Leroy Merlin. Tão preocupada com o meio ambiente que a madeira de construção virou placa”. A marca foi a primeira loja do Brasil a receber o certificado AQUA (Alta Qualidade Ambiental), concedido pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini e vem desenvolvendo o seu programa de sustentabilidade chamado de Construir e Sustentar Leroy Merlin com um selo próprio, que tem ações, atitudes e soluções ou produtos que ajudam na preservação do meio ambiente.

Continue lendo aqui.