Construções que respeitam a natureza

Em tudo que fazemos, temos a opção de fazer de um jeito agressivo e excludente ou então cuidadoso e abrangente. E tomar esse cuidado, inclusive, não requer nenhum tipo de sacrifício, pois quase sempre os resultados são também benéficos para a construção em si. Da mesma forma que o planejamento pensado para todos acaba funcionando melhor para cada um, enquanto soluções parciais tendem a não funcionar para ninguém. (Ver também “Cidade sem planejamento é como casa sem projeto“).

Imagem: ZJA Architects
Construções que respeitaram o fluxo da natureza local

– Respeitando as árvores

Existem várias formas de construir sem simplesmente destruir as árvores que estão no local, basta um pouco de criatividade. Uma delas é englobar a árvore dentro da construção, seja com rasgos nas paredes e lajes, jardins internos, desvios nas estradas ou contornando a vegetação com a forma da casa.

– Passagens para animais selvagens

As estradas podem ganhar pontes que funcionam como passagem para os animais selvagens, para que possamos coexistir e compartilhar aquele espaço de maneira menos perigosa para todos. Isso vem sendo feito em diversos locais.

Veja a matéria completa no site Dicas de Arquitetura.

Compartilhe:

1 / 8
1
11:47
Não é Não: tatuagens contra o assédio no Carnaval
Luka Campos, idealizadora da campanha Não é Não, foi a convidada pelo programa Entrevista por Catraca Livre desta semana para …
2
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
3
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
4
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
5
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …
6
01:38
O que é e o que faz o COAF?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de inteligência do governo federal, criado em 1998, para combater …
7
01:51
Brumadinho e a situação das barragens de rejeito no Brasil
De acordo com informações da Agência Nacional de Água (ANA), existem mais de 24 mil barragens no Brasil. Desse total, …
8
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça-feira, 15, o decreto que flexibiliza a …