Crianças aprendem a língua dos sinais para se comunicar com colega surdo

Por: Redação

Alunos de uma escola na Bósnia estão aprendendo a língua dos sinais para que possam se comunicar com um colega surdo.

A professora Sanela Ljumanovic resolveu ajudar as crianças de uma escola primária em Sarajevo onde trabalha depois de perceber que o garoto Zejd Coralic estava ficando isolado das outras crianças.

Desde 2003, as leis locais decretaram que pessoas com deficiência devem ser totalmente integradas na sala de aula.

“Estamos todos felizes por aprender uma nova língua. O objetivo, no entanto, é também ensinar Zejd a ler os lábios … ele é um garoto bom e esperto”, declarou a professora.

O garoto Zedj, ao centro, está aprendendo a língua dos sinais com seus colegas de classe
O garoto Zedj, ao centro, está aprendendo a língua dos sinais com seus colegas de classe

Depois de apenas três meses, as crianças aprenderam as noções básicas da língua de sinais e estão aprendendo a se comunicar com seu colega de classe.

A mãe de Zejd disse que ele está mais animado em frequentar as aulas. Ela já tinha tentado fazer com que ele aprendesse a língua antes de entrar para a escola, mas o garoto não demonstrou interesse. “Agora ele está feliz e motivado”, disse.

Ainda assim, Zejd é uma exceção na sociedade Bósnia, disse Anisa Setkic-Sendic, professora que está ensinando a língua de sinais para a classe. “Quando ele vê o quanto os outros insistem em se comunicar com ele, é motivador. Isto deveria ser normal”, comentou.

Os colegas do garoto estão gostando de aprender a nova língua. “Eu gosto de aprender a linguagem de Zejd. Agora eu consigo falar com ele e com outras pessoas surdas”, disse Tarik Sijaric, um dos melhores amigos de Zejd. “É divertido.”

Ljumanovic explicou que o aprendizado está sendo bom para Zejd, mas também foi bom para que as outras crianças conheçam e compreendam pessoas com deficiência.

Leia a matéria original, em inglês, no site do Independent.