Cuiabá ganha seu primeiro parklet, na Arena Pantanal

Estrutura temporária pode ser conferida de perto até a sexta-feira, dia 25 de setembro

Já pensou em implantar uma pequena área de lazer e convivência num determinado espaço da rua que seria ocupado por carros?

Esta é a proposta do novo parklet de Cuiabá, instalado na Arena Pantanal na última segunda-feira, dia 21, por um grupo de arquitetos e estudantes que, para contribuir com o Fórum Estadual “Cuiabá para Pessoas”, em realização na capital até o dia 25 de setembro, decidiu promover a iniciativa na cidade.

Feito com estrados de madeira e materiais recicláveis, a estrutura comporta a presença de até oito pessoas. De acordo com arquiteto Leonardo Prazeres, coordenador do grupo Arch Concept, responsável pela criação e instalação da nova estrutura em Cuiabá, a intenção do projeto é instigar a discussão de novas iniciativas urbanas para fazer com que a cidade de se torne mais agradável.

Construído para que os usuários tenham um momento de descontração e lazer, o parklet pode ser utilizado também por quem deseja sentar em um local para ler um livro, conversar ou descansar. A estrutura pode ser conferida de perto até a sexta-feira, dia 25, quando será retirada do local.

Atualmente, ainda não há uma regulamentação para este tipo de dispositivo urbano na cidade, mas mesmo através de doações, com descontos de empresas e custeio pela própria equipe, os envolvidos decidiram criar um parklet para Cuiabá. Entre os integrantes do grupo criador da iniciativa estão: Ana Carolina Rodrigues; Inês Serpa; José Ricardo Paes de Barros; Mariana Mendes; Andrés Bazan; Matheus Cruz; Monique Caroline, além de Leonardo Prazeres.

Confira abaixo um timelapse do processo construtivo do parklet na Arena Pantanal: