Curso capacita e prepara pais para paternidade ativa e consciente

Por: Catraca Livre Comunicar erro

A chegada de um bebê muda a vida de um casal. É a construção de uma família, é renovação. Quando pais e mães celebram e mergulham juntos nessa nova realidade, o processo flui muito melhor e a cumplicidade reverbera na criação daquela criança.

A mãe, ao longo de toda gestação, vai sentindo as mudanças (biológicas e psicológicas) e se adaptando à maternidade. Já o pai, em geral, sente a paternidade apenas no momento do nascimento. Pensando nisso, a plataforma de aprendizagem em saúde online AVASUS, em parceria com a Coordenação Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde (MS), lançou o curso “Pai Presente – cuidado e compromisso”.

O curso é uma iniciativa em parceria com a Coordenação Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde.

O curso é online, totalmente gratuito, e voltado para os que desejam evoluir na compreensão e construção de uma nova cultura parental no Brasil. A ideia é incentivar a paternidade ativa e consciente, aumentando os vínculos dos homens com suas parceiras e com o filho. Foi pensado para atender à crescente demanda de pais e futuros pais sobre como se envolver em todo o processo de planejamento reprodutivo, pré-natal, parto e pós-parto, e nos cuidados no desenvolvimento da criança.

Além disso, as aulas têm o objetivo de estimular o autocuidado com a saúde, promovendo uma paternidade ativa e consciente. São explorados conteúdos como “A Política Nacional de Saúde do Homem e a Paternidade”, “Lei do Acompanhante”, “Licença Paternidade”, dentre outros. Com isso, os homens conseguem se munir de informações para garantir os direitos previstos em leis não só para eles mesmos, como para suas companheiras.

O certificado do curso “Pai Presente – cuidado e compromisso”, apesar de não ter sido criado com esta finalidade, pode ser usado para comprovar orientação sobre paternidade responsável para o pedido de extensão da licença paternidade.

Segundo a lei n° 13.257/16, pode haver ampliação da licença paternidade para os funcionários das empresas cidadãs em 15 dias a mais do que os cinco já garantidos pela Constituição. Entretanto, a solicitação só pode ser feita se requerida no prazo de dois dias úteis após o parto e o funcionário comprove participação em programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável.

O curso “Pai Presente – cuidado e compromisso” é online, gratuito e ainda oferece um certificado.

Para facilitar a adesão dos pais, o curso fica disponível em período integral, sem previsão de encerramento. A plataforma oferece recursos como apresentações, vídeos, textos, sínteses e fóruns, de modo a garantir atratividade e melhor aproveitamento do material.

Para acessar o curso, clique aqui.

Leia mais:

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …