Cursos de difusão cultural em abril

A SP Escola de Teatro abre inscrições para mais dois Cursos de Difusão Cultural. A participação em todos é Catraca Livre. As inscrições devem ser feitas a partir do dia 05 de abril no  site da Escola.

Os Cursos de Difusão Cultural terão duração de 64 horas e percorrerão temas relacionados às interfaces entre as artes do palco e áreas afins, contemplando a multiplicidade de possibilidades do fazer e do refletir cênico.

Confira vídeo sobre a Escola

Confira abaixo os cursos oferecidos

[tab:Modos do Teatro Moderno e Contemporâneo]

Os desenvolvimentos estéticos ocorridos ao longo do século XX e nesta primeira década do século XXI exigem o estabelecimento de novos paradigmas e novos procedimentos de abordagem da obra artística, em confronto com o modelo realista ainda dominante. Muitos importantes pesquisadores têm refletido sobre o tema e muitos autores escreveram obras que desafiam os padrões estabelecidos de análise.

OBJETIVOS

O principal objetivo do curso é propiciar o desenvolvimento de uma percepção crítica do espetáculo cênico, dando instrumentos ao aprendiz para a compreensão da teatralidade contemporânea, flexibilizando seu repertório de noções e conceitos e estimulando sua imaginação criadora.

CONTEÚDO

Apresentação das principais teorias que concernem à dramaturgia cênica contemporânea, verificando com especial atenção autores como Patrice Pavis, Jean-Pierre Sarrazac, Anne Ubersfeld e Josette Féral. Explicitação de conceitos e categorias que são relevantes para o processo de análise do espetáculo, tais como: colagem, montagem, grotesco e metalinguagem. Realização de exercícios de leitura e análise de espetáculos, considerando peças em cartaz na cidade.

PÚBLICO-ALVO

Interessados na teatralidade contemporânea.

SILVANA GARCIA é pesquisadora, diretora e dramaturgista; professora de teoria do teatro da Escola de Arte Dramática (Universidade de São Paulo); autora dos livros “Teatro da Militância” (Perspectiva/Editora da Universidade de São Paulo) e de “As Trombetas de Jericó. Teatro das Vanguardas Históricas” (Hucitec), bem como de inúmeros ensaios e artigos publicados na Brasil e no exterior. Integra o corpo docente da Cátedra Itinerante de Teatro Latino-americano e a equipe gestora do Archivo Virtual de Artes Escénicas (Universidade Castilla La Mancha, Espanha). Dirige o coletivo lasnoias & cia., com o qual produziu os espetáculos “Lesão Cerebral” (São Paulo, 2007) e “Há um crocodilo dentro de mim” (São Paulo e Rio de Janeiro, 2009).

DIAS E HORÁRIOS DO CURSO

Quartas-feiras das 14h às 17h;

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

De 08 a 14 de abril;

DIVULGAÇÃO DE SELECIONADOS

1ª Chamada – 26/04;

2ª Chamada (Se houver) – 30/04;

PERÍODO DE MATRÍCULAS

1ª Chamada – 27 e 28/04;

2ª Chamada (Se houver) – 03 e 04 de maio;

DURAÇÃO DO CURSO

Início em 05/05;

Término em 15/09;

Quartas-feiras sem aulas: 07, 14, 21 e 28 de julho;

Carga Horária de 64 horas, sendo 48 horas presenciais e 16 horas destinadas a estudos.

[tab:Técnicas convergentes de criação cênica para o ator]

O CEPECA vem, nestes últimos anos, desenvolvendo trabalhos de pesquisa inovadoras na área da criação cênica para o ator. Essas pesquisas resultaram em dissertações e teses, bem como em espetáculos apresentados em diversos teatros da cidade de São Paulo e do interior. A experimentação, ainda que rápida, dessas técnicas inéditas, proporcionará, ao jovem ator, amplo repertório criativo, facilitando, assim, sua estratégia de composição cênica. Pretende-se trabalhar com um estímulo ficcional comum para que ao final do processo obtenha-se algum resultado espetacular.

OBJETIVOS

Conhecimento e experimentação de técnicas contemporâneas de interpretação resultantes de pesquisas inéditas encetadas pelos componentes do CEPECA. Aplicação do repertório adquirido na criação de um exercício cênico.

CONTEÚDO

O curso será minitrado por meio de oficinas conforme os seguintes temas e seus pesquisadores, sendo coordenado por Armando Sérgio da Silva:

  1. RENATA MAZZZEI: “O aikido e a poesia corpórea do ator”;
  2. DÉBORA ZAMARIOLI : “Cartografia de um Corpo em Cena: Extração e Codificação de Matrizes Corporais através do Método Body Mind Centering®”
  3. REJANE ARRUDA  : ¨O jogo dos anteparos: uma intersecção metodológica¨;
  4. 4. LAURA LUCCI : “Breviário da Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux: Poética,   Ética, Técnica e Estética;
  5. JOSÉ EDUARDO DE PAULA : “O ator no olho do furacão: um campo de idéias, uma metáfora”;
  6. ADRIANO CYPRIANO :  “O Ator Nitente: do intérprete ao representante”;
  7. CARLOS EDUARDO WITTER: “O ator musical: a musicalidade como eixo central na composição cênica”;
  8. MARIA EVERALDA SAMPAIO : “Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica”;
  9. RENATA KAMLA : “Um Olhar, Um Novo Olhar, Através De… A Máscara: Uma Possibilidade”;

PÚBLICO-ALVO

Atores com no mínimo 2 ano de experiência comprovada;

Armando Sérgio da Silva possui graduação em Artes Cênicas (1970), mestrado em Artes (1980), doutorado em Artes (1987) e livre docência em Interpretação Teatral – FAPESP (1999), sempre pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da USP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, educação, direção, dramatologia, estética, crítica, ensino em interpretação teatral, para o qual possui metodologia própria. Orienta Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Possui três livros publicados assim como outros três livros resultantes de suas orientações. É diretor teatral e possui algumas peças escritas. Atualmente lidera um Grupo de Pesquisa no Departamento de Artes Cênicas da ECA – USP, denominado CENTRO DE PESQUISA EM EXPERIMENTAÇÃO CÊNICA DO ATOR – (CEPECA), formado por alunos da graduação, mestrado e doutorado.

DIAS E HORÁRIOS DO CURSO

Quintas-feiras das 14h30 às 17h30;

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

De 13 a 19 de abril;

DIVULGAÇÃO DE SELECIONADOS

1ª Chamada – 28/04;

2ª Chamada (Se houver) – 03/05;

PERÍODO DE MATRÍCULAS

1ª Chamada – 29 e 30 de abril;

2ª Chamada (Se houver) – 04 e 05 de maio;

DURAÇÃO DO CURSO

Início em 06/05;

Término em 30/09;

Quintas-feiras sem encontros: 03 de junho, 01, 08, 15, 22 e 29 de julho;

Carga Horária de 64 horas, sendo 48 horas presenciais e 16 horas destinadas a estudos.

[tab:História Visual da Ópera]

Os cursos sobre história da ópera geralmente se debruçam sobre uma crônica das obras mais populares do repertório, abordando aspectos técnicos musicológicos e dramatúrgicos. Este curso visa a oferecer uma leitura mais abrangente da ópera como fenômeno cultural, estabelecendo laços interdisciplinares entre as diversas formas de expressão artística do gênero, explorando os limites de ‘genius loci’ e ‘zeitgeist’ que permitiram a continuidade da ópera como arte de vanguarda no século XXI, mesmo tendo suas origens em contextos históricos completamente diversos.

OBJETIVOS

Capacitar o interessado a compreender a evolução da ópera em um contexto mais amplo, abrangendo os diversos campos artísticos nos quais ela transita: da arquitetura à música, da literatura às artes cênicas e visuais, apresentando seus aspectos como fenômeno cultural, sociológico e histórico.

CONTEÚDO

O curso, composto de 16 aulas/temas, terá a seguinte divisão, em ordem cronológica (que serve como pretexto para uma apresentação naturalmente mais ampla e orgânica): Introdução | O nascimento da ópera como gênero | A ópera barroca | Handel | Mozart 1 | Mozart 2 | Rossini e O Bel Canto | O Século XIX: 1801-1850 | O Século XIX: 1851-1900 | Verdi 1 | Verdi 2 | Wagner 1 | Wagner 2 | O Pós-romantismo | A experiência do séc.XX  | Conclusão.

PÚBLICO-ALVO

Interessados na história visual da ópera.

Gustavo Lanfranchi é arquiteto formado pela USP em 1992, e dedica-se profissionalmente à pesquisa e ao projeto do edifício teatral desde 1994, tendo elaborado diversos projetos de arquitetura, cenotecnia e iluminação cênica para teatros, auditórios e salas de exposição em todo o Brasil, além de dedicar-se ao estudo da linguagem da cenografia e às teorias de percepção do espetáculo. Foi consultor de arquitetura cênica para importantes concursos nacionais, tendo colaborado com projetos vencedores em três ocasiões. Participou da Quadrienal Internacional de Cenografia de Praga em 1995, 1999, 2003 e 2007, coordenando a seção brasileira de arquitetura cênica da mostra em 1999 (vencedora da medalha de ouro) e 2003. Participou como debatedor e palestrante dos encontros do Espaço da Cena Latino-americana e outros congressos da área. É professor convidado da disciplina de arquitetura teatral em diversos cursos e escolas de arquitetura de São Paulo; orienta trabalhos acadêmicos de arquitetura e é convidado frequente de simpósios e debates. Ao longo dos últimos anos tem se dedicado à arquitetura de forma mais ampla, planejando espaços de entretenimento e cultura com soluções integradas de arquitetura, design e comunicação visual. Pesquisador e colecionador de ópera há cerca de vinte anos, participou do fórum virtual Opera-L por muitos anos e atualmente é membro do grupo Opera Share.

DIAS E HORÁRIOS DO CURSO

Quintas-feiras das 14h às 17h;

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

De 17 a 24 de abril;

DIVULGAÇÃO DE SELECIONADOS

1ª Chamada – 03/05;

2ª Chamada (Se houver)– 07/05;

PERÍODO DE MATRÍCULAS

1ª Chamada – 04 e 05 de maio;

2ª Chamada (Se houver) – 10 e 11 de maio;

DURAÇÃO DO CURSO

Início em 13/05;

Término em 02/09;

Quintas-feiras sem encontros: 03/06;

Carga Horária de 64 horas, sendo 48 horas presenciais e 16 horas destinadas a estudos.

[tab:Dando corpo ao pensamento – Introdução a mímica corporal dramática]

Antes e depois do ator falar, ele está presente. Seu corpo em si já é dramático. Se ele se move, mesmo que sutilmente, ou se ele está parado, ele está expressando algo. De um ponto a outro, todo movimento revela uma linha de pensamento, e o corpo pode expressar estes pensamentos de uma forma refinada e articulada. Desenvolvida por Etienne Decroux, um dos nomes mais revolucionários do teatro do século 20 que reivindicou o corpo do ator como matéria-prima para a criação, a mímica corporal busca fazer com que todo paradigma do drama esteja intrínseco ao corpo do performer. É tambem, e portanto, uma exploração do que o ator pode transmitir com seu corpo, como ele pode transcender o cotidiano em poesia.

OBJETIVOS

O objetivo deste curso é estudar  a dimensão dramática do movimento. Através deste estudo, o performer terá a oportunidade de desenvolver um corpo imaginativo, adquirir um leque mais amplo de metáforas físicas, aumentar seu poder  criativo e sua flexibilidade expressiva corporal em geral.

PÚBLICO-ALVO

Atores, bailarinos, performers com, no mínimo, um anos de experiência.

CONTEÚDO

O curso, de caráter prático, compreenderá o estudo dos princípios da mímica corporal dramática: articulação (do corpo, do espaço, do ritmo), contra-peso (o peso resistindo ou submetendo-se a gravidade) e dínamo-ritmo. Através das figuras e peças do repertório decruviano e de exercícios de improvisação, estudaremos como uma partitura corporal se relaciona com uma linha de pensamento e como a estilização do movimento pode fazer de uma simples ação uma forma complexa de expressão. Numa segunda parte, os participantes terão a oportunidade de explorar os princípios estudados e aplicá-los através de exercícios de criação e composição, tendo ao final do curso criado uma pequena peça de sua autoria.

Janaina Tupan e Sébastien Loesener, co-fundadores da Platform 88,  companhia internacional de teatro físico que tem como objetivo criar espetáculos centrados na fisicalidade do ator, em busca de uma dramaturgia corporal. O espetáculo Platform 88, que deu origem ao nome da companhia, foi apresentado na inglaterra, Espanha, França e Escócia (Festival de Edimburgo). Ambos são especializados em mímica corporal dramática e teatro físico  pela Escola Internacional de Mímica Corporal Dramática em Londres com os últimos assistentes de Etienne Decroux, Steven Wasson e Courinne Soum. Sébastien ministra curos e workshops no centtro cultural Comme Vous Emoi em Paris desde 2008. Janaina é desde 2007 professora de mímica corporal dramática e diretora de projetos no Physical Theatre Course, East 15 Acting School, Essex University, Inglaterra.

DIAS E HORÁRIOS DO CURSO

Terças-feiras e Quintas-feiras das 14h30 às 17h30 ;

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

De 05 a 11/04;

DIVULGAÇÃO DE SELECIONADOS

1ª Chamada – 19/04;

2ª Chamada (Se houver) – 26/04;

PERÍODO DE MATRÍCULAS

1ª Chamada – 20, 22 e 23/04;

2ª Chamada (Se houver) –28, 29 e 30/04;

DURAÇÃO DO CURSO

Início em 04/05;

Término em 29/06;

Terças-feiras e Quintas-feiras sem encontros: 03/06;

Carga Horária de 64 horas, sendo 48 horas presenciais e 16 horas destinadas a estudos.

Por Redação