Da 7ª para a 58ª posição, São Paulo é destaque em ranking mundial de congestionamentos

Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Fortaleza apresentam piores índices de congestionamento que São Paulo, a maior cidade da América Latina; confira

Por: Redação | Comunicar erro

A cidade de São Paulo é conhecida, internacionalmente, pelo caos de seu trânsito diário. Apesar disso, há quem diga que a situação melhorou: e quem diz é o mais importante ranking mundial de mediação de congestionamentos, o TomTom Trafic Index, realizado em 295 metrópoles, com mais de 800 mil habitantes, em 38 países.

Na edição mais recente do levantamento, feita em 2015, a capital paulista caiu 51 posições no ranking e deixou de ser a 7ª cidade mais congestionada do mundo para ocupar a 58ª colocação. A melhora é resultado de inúmeras melhorias na fluência do trânsito paulistano, segundo especialistas.

Reprodução
Ranking destaca capital paulista à frente de cidades como Barcelona, Milan, Estocolmo e Liverpool

Ranking mundial e outas capitais brasileiras 

No ranking geral, em primeiro lugar aparece a Cidade do México, metrópole com o mais alto índice do mundo, seguida por Bangkok, na Tailândia, e Istambul, na Turquia. A cidade do Rio de Janeiro foi apontada como a quarta mais congestionada, à frente da capital da Rússia, Moscou. Cidades brasileiras como Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE) aparecem, respectivamente, em 7º, 8º e 41º lugares

Quais os critérios? 

Para chegar ao resultado apresentado, o TomTom considera o tempo gasto pelo condutor de um veículo de transporte individual (automóvel) num trajeto determinado em horários de pico e em situações de pistas livres, entre 22h e 5h. A diferença em horas estabelece a classificação de cada cidade.

A 58ª posição de São Paulo indica que, aqui, os condutores perdem por ano 103 horas no trânsito lento ou parado. Além disso, também foi levado em conta políticas de mobilidade urbana que visam melhorias de tráfego, a exemplo da redução dos limites de velocidade – redução dos acidentes de trânsito, queda do índice de mortalidade e redução do tempo gasto nas viagens. Confira o ranking completo aqui. 

Compartilhe:

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …