Da 7ª para a 58ª posição, São Paulo é destaque em ranking mundial de congestionamentos

Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Fortaleza apresentam piores índices de congestionamento que São Paulo, a maior cidade da América Latina; confira

Por: Redação

A cidade de São Paulo é conhecida, internacionalmente, pelo caos de seu trânsito diário. Apesar disso, há quem diga que a situação melhorou: e quem diz é o mais importante ranking mundial de mediação de congestionamentos, o TomTom Trafic Index, realizado em 295 metrópoles, com mais de 800 mil habitantes, em 38 países.

Na edição mais recente do levantamento, feita em 2015, a capital paulista caiu 51 posições no ranking e deixou de ser a 7ª cidade mais congestionada do mundo para ocupar a 58ª colocação. A melhora é resultado de inúmeras melhorias na fluência do trânsito paulistano, segundo especialistas.

Reprodução
Ranking destaca capital paulista à frente de cidades como Barcelona, Milan, Estocolmo e Liverpool

Ranking mundial e outas capitais brasileiras 

No ranking geral, em primeiro lugar aparece a Cidade do México, metrópole com o mais alto índice do mundo, seguida por Bangkok, na Tailândia, e Istambul, na Turquia. A cidade do Rio de Janeiro foi apontada como a quarta mais congestionada, à frente da capital da Rússia, Moscou. Cidades brasileiras como Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE) aparecem, respectivamente, em 7º, 8º e 41º lugares

Quais os critérios? 

Para chegar ao resultado apresentado, o TomTom considera o tempo gasto pelo condutor de um veículo de transporte individual (automóvel) num trajeto determinado em horários de pico e em situações de pistas livres, entre 22h e 5h. A diferença em horas estabelece a classificação de cada cidade.

A 58ª posição de São Paulo indica que, aqui, os condutores perdem por ano 103 horas no trânsito lento ou parado. Além disso, também foi levado em conta políticas de mobilidade urbana que visam melhorias de tráfego, a exemplo da redução dos limites de velocidade – redução dos acidentes de trânsito, queda do índice de mortalidade e redução do tempo gasto nas viagens. Confira o ranking completo aqui. 

Compartilhe:

1
Greta Thunberg: pirralha para Bolsonaro, personalidade para Time
A jovem sueca Greta Thunberg é hoje um dos principais nomes da causa ambiental mundial. Ela transformou a sua greve …
2
Moda e consumo consciente na periferia: conheça o Brechó do Barulho
A periferia domina a moda sustentável. O movimento de trocar e emprestar sempre esteve presente nas quebradas de todo o …
3
Djonga, Criolo e Cynthia Luz comentam ‘volta’ do AI-5
A Catraca Livre e o rapper V.A.L.E, do grupo MR-13 e Batalha da Matrix, colaram no Festival Sons da Rua, …
4
Podemos decide expulsar o deputado Marco Feliciano do partido
A diretoria do partido Podemos em São Paulo decidiu na segunda-feira, 9, expulsar o deputado federal Pastor Marco Feliciano da …
5
Joice Hasselmann fala sobre o Pavão Misterioso e o Gabinete do Ódio
Pavão Misterioso, Gabinete do Ódio de Bolsonaro e muitas outras questões foram abordadas no depoimento da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) …
6
Os principais pontos do pacote anticrime de Moro aprovado pela Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 4, o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro. O conjunto de …
7
Tudo o que se sabe sobre a ação policial em Paraisópolis
No último domingo, 9 jovens morreram supostamente pisoteados durante ação realizada pela Polícia Militar na comunidade de Paraisópolis, em São …
8
PSL pune postura de Eduardo Bolsonaro e de outros 17 parlamentares
O diretório nacional do Partido Social Liberal (PSL) decidiu na terça-feira, 3, punir 18 parlamentares acusados de articular o afastamento …