Damares diz que hino é ‘obrigatório’ e defende filmar crianças

Ministra afirma que "todos os pais" vão querer que seus filhos sejam filmados.

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Wilson Dias/Agência BrasilMinistra Damares Alves diz que execução do hino é obrigatória e que pais vão querer que os filhos sejam filmados, como solicitou ministro da Educação, Ricardo Velez Rodríguez

Em Genebra, na Suíça, para participar de reuniões na Organização das Nações Unidas (ONU), a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, defendeu nesta terça-feira, 26, a recomendação do Ministério da Educação de que crianças sejam filmadas cantando o hino nacional.

Após o ministro da Educação, Ricardo Velez Rodríguez, enviar e-mail às escolas do Brasil pedindo que executem o hino nacional em suas dependências, juntamente com a leitura do slogan da candidatura de Jair Bolsonaro “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos” e filmem as crianças durante o ato, enviando os registros ao ministério, especialistas criticaram a atitude do MEC, pois a solicitação iria contra liberdade religiosa, direitos da criança e adolescente, e a Constituição.

“É obrigatória a execução do hino nacional em todas as escolas e já vamos começar isso agora, cumprindo a lei”, afirmou Damares. Segundo ela, gravar as crianças durante o ato servirá para mostrar aos pais dos menores que a lei se cumpre no Brasil e que acredita que “todos os pais” vão querer que seus filhos sejam filmados, segundo informa Jamil Chade, do UOL.

Em seu discurso na ONU na segunda-feira, 25, a ministra disse que o governo estava preparando uma “agenda de promoção da ética e da cidadania, a ser adotada por escolas em sala de aula”.

Hoje ela confirmou que a solicitação do MEC faz parte dessa agenda: “É mais ou menos o resgate das antigas matérias de educação moral e cívica”. Damares também afirmou que inclusive as escolas particulares devem executar o hino, completando que a solicitação do MEC sobre a execução deve ser atendida: “A lei não fala em punição. Mas fala que as escolas são obrigadas”. Leia a matéria completa.

1 / 8
1
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …
2
02:10
Danilo Gentili faz a mais impactante piada sobre Eduardo Bolsonaro
Foi o ataque mais devastador à Jair Bolsonaro. Não apenas porque suas piadas sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro viralizaram …
3
02:59
É exagero comparar Joel Santana com Eduardo Bolsonaro?
Você pode achar que o título desse vídeo é exagerado. Afinal, poucas coisas podem ser piores do que o inglês …
4
03:49
Curiosidades sobre os 50 anos da chegada do homem à lua
Há exatos 50 anos um grupo de astronautas americanos pousava na lua pela primeira vez. O momento foi um dos …
5
03:05
Bolsonaro dá tiro no pé ao nomear Eduardo para embaixada
O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, Eduardo Bolsonaro, para a embaixada do Brasil nos …
6
02:31
Deltan usou Lava Jato para pedir férias de graça no Beach Park
Novos diálogos divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com o site The Intercept Brasil mostram que o …
7
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
8
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …