Damares diz que hino é ‘obrigatório’ e defende filmar crianças

Ministra afirma que "todos os pais" vão querer que seus filhos sejam filmados.

Por: Redação Comunicar erro
Crédito: Wilson Dias/Agência BrasilMinistra Damares Alves diz que execução do hino é obrigatória e que pais vão querer que os filhos sejam filmados, como solicitou ministro da Educação, Ricardo Velez Rodríguez

Em Genebra, na Suíça, para participar de reuniões na Organização das Nações Unidas (ONU), a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, defendeu nesta terça-feira, 26, a recomendação do Ministério da Educação de que crianças sejam filmadas cantando o hino nacional.

Após o ministro da Educação, Ricardo Velez Rodríguez, enviar e-mail às escolas do Brasil pedindo que executem o hino nacional em suas dependências, juntamente com a leitura do slogan da candidatura de Jair Bolsonaro “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos” e filmem as crianças durante o ato, enviando os registros ao ministério, especialistas criticaram a atitude do MEC, pois a solicitação iria contra liberdade religiosa, direitos da criança e adolescente, e a Constituição.

“É obrigatória a execução do hino nacional em todas as escolas e já vamos começar isso agora, cumprindo a lei”, afirmou Damares. Segundo ela, gravar as crianças durante o ato servirá para mostrar aos pais dos menores que a lei se cumpre no Brasil e que acredita que “todos os pais” vão querer que seus filhos sejam filmados, segundo informa Jamil Chade, do UOL.

Em seu discurso na ONU na segunda-feira, 25, a ministra disse que o governo estava preparando uma “agenda de promoção da ética e da cidadania, a ser adotada por escolas em sala de aula”.

Hoje ela confirmou que a solicitação do MEC faz parte dessa agenda: “É mais ou menos o resgate das antigas matérias de educação moral e cívica”. Damares também afirmou que inclusive as escolas particulares devem executar o hino, completando que a solicitação do MEC sobre a execução deve ser atendida: “A lei não fala em punição. Mas fala que as escolas são obrigadas”. Leia a matéria completa.

1
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
2
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
3
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
4
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
5
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
6
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …
7
11:28
Bolsonaro: Brasil é ‘um dos países que mais protegem o meio ambiente’
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas). O …
8
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …