Dê pitaco: Orçamento Participativo permite que cidadãos sugiram obras
Com informações do site Apartamento 702
Desde setembro, a Prefeitura do Natal passou a ampliar a participação popular no Orçamento Participativo. Agora é possível que cada cidadão sugira obras nos bairros da cidade, via internet.
O serviço é simples e funciona integrado com os serviços do Google Drive. O usuário preenche o formulário, indica a região em que mora e faz sugestões de ações relacionadas a obras, saneamento básico, saúde, esporte e lazer. As mais votadas serão executadas.
De acordo com a Prefeitura, nesses primeiro dias de funcionamento do OP, a zona sul é a mais participativa e pede a execução do plano cicloviário de Natal. O plano, que pretende ligar toda a cidade por ciclovias, ficou pronto no ano passado e não foi executado.
- Pessoas atendidas pela saúde mental em Diadema realizam primeira exposição
- Curso gratuito ensina modelagem em 3D para pessoas LGBTQIA+
- Senac abre milhares de vagas em cursos gratuitos; veja como participar
- Mauá abre oito escolas municipais para atividades de lazer aos fins de semana
Para participar, seja para reforçar o pedido de mais ciclovias, seja para dar outras ideias de obras e ações no município, basta preencher o formulário aqui. Ainda que a proposta não seja aprovada, ela serve de referência para a Prefeitura entender as necessidades da população.
O Orçamento Participativo ocorre presencialmente nos bairros desde o início de 2013 e as obras sugeridas no site devem ter início em 2015. Para as ações do OP, é destinado 1% do orçamento geral do município, que gira em torno de R$ 2,3 milhões.