Curso gratuito ensina modelagem em 3D para pessoas LGBTQIA+

O prazo para se inscrever vai até dia 10 de abril; confira detalhes do curso

A Arca – Laboratório Criativo e Experimental, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, abriu inscrições para curso gratuito de modelagem em 3D. A capacitação é online e voltada exclusivamente para pessoas LGBTQIA+. Não requer conhecimento prévio sobre o assunto

A iniciativa tem como objetivo proporcionar uma plataforma inclusiva para que as pessoas explorem a modelagem 3D e utilizem ferramentas e técnicas que estimulem a criação de obras que representem a comunidade.

O curso ‘Expressões 3D’ é gratuito e vai promover inclusão e diversidade com capacitação artística e profissional
Créditos: akinbostanci/iStock
O curso ‘Expressões 3D’ é gratuito e vai promover inclusão e diversidade com capacitação artística e profissional

O curso oferece formação em modelagem, técnica utilizada para criar representações digitais de objetos tridimensionais. O prazo para se inscrever vai até dia 10 de abril.

Como se inscrever no curso gratuito de modelagem 3D?

Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível aqui. Serão selecionados até 10 participantes, com duas vagas reservadas para pessoas com deficiência auditiva, que terão intérprete de Libras durante as aulas. O resultado da seleção será divulgado no dia 2 de maio no perfil oficial do projeto no Instagram.

As aulas práticas e teóricas acontecem de forma online e vão utilizar como base o software Blender, que é gratuito e possibilidade modelagem, animação, texturização e composição.

Com uma carga horária total de 40 horas, distribuídas em 10 semanas com dois encontros semanais de duas horas cada, o curso culminará em uma exposição virtual dos modelos criados pelos alunos. As aulas serão virtuais, com a aula inaugural presencial no Centro de Referência da Juventude (CRJ).

O curso tem início no dia 27 de maio, sempre às segundas e quintas-feiras, das 19h às 21h, com a última aula da formação programada para o dia 1º de agosto.

O curso será ministrado pela professora Alice Pereira. Além de ilustradora e animadora, ela tem formação em engenharia química e vasta experiência em animação e quadrinhos. Atualmente, Alice estuda design de animação. 

Haverá uma aula inaugural e presencial, que acontece no dia 23 de maio, no Centro de Referência da Juventude (Rua Guaicurus, 50, Centro, Belo Horizonte).