Desfile das escolas de samba de SP falam sobre temas políticos

Escolas destacaram a luta por direitos e as questões políticas que tomaram o cenário brasileiro nos últimos tempos

Por: Redação | Comunicar erro

A abertura do Carnaval de São Paulo não deixou de fora os temas fortes do cenário brasileiro. A política e os problemas sociais ganharam espaço em alguns dos desfiles das escolas de samba do grupo especial no Sambódromo na madrugada de hoje, 02.

Acadêmicos do Tucuruvi

Com o samba-enredo “Liberdade – O Canto Retumbante de um Povo Heroico”, a Acadêmicos do Tucuruvi falou sobre questões sociais e política nacional.

Em um de seus carros alegóricos, celebrou a diversidade sexual e levantou cartazes abordando a  homofobia e a violência contra a mulher. Em outro momento, também destacou a corrupção, a venda de votos eleitorais e questionou a Justiça nacional.

Acadêmicos do Tucuruvi
Crédito: Reprodução/TV GloboUm dos carros alegóricos da Acadêmicos do Tucuruvi questionava a Justiça brasileira.

Acadêmicos do Tatuapé

Já a Acadêmicos do Tatuapé destacou os guerreiros, desde figuras mitológicas de civilizações antigas até os lutadores brasileiros dos tempos modernos.

Uma das alas mostrou mulheres como “guerreiras do lar”. Outra, destacou os “guerreiros da informação”, lembrando os jornalistas Tim Lopes, Vladimir Herzog e José Hamilton Ribeiro. Uma terceira lembrou dos “guerreiros do cotidiano”, com garis, moradores de rua, bombeiros, médicos, polícias e professores.

No final, um dos carros também homenageou aqueles que buscaram uma luta sem armas, como Mandela e Gadhi.

Acadêmicos do Tatuapé
Crédito: Reprodução/ TV GloboAcadêmicos do Tatuapé destacou os guerreiros do passado ao Brasil contemporâneo.

Mancha Verde

Com o samba-enredo “Oxalá, Salve a Princesa!A Saga de uma Guerreira Negra”, a Macha Verde resgatou a luta pelos direitos dos negros, das mulheres e falou sobre a religião africana e seus simbolismos.

A escola representou cenas de tortura, resgatando a herança escravocrata brasileira. Acorrentou mulheres grávidas na avenida para falar sobre as escravas reprodutoras e também lembrou de Zumbi dos Palmares.

Desfile da Mancha Verde
Crédito: Reprodução/ TV GloboDesfile da Macha Verde na noite de abertura do Carnaval de São Paulo

Compartilhe:

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …