Desfile das escolas de samba de SP falam sobre temas políticos

Escolas destacaram a luta por direitos e as questões políticas que tomaram o cenário brasileiro nos últimos tempos

A abertura do Carnaval de São Paulo não deixou de fora os temas fortes do cenário brasileiro. A política e os problemas sociais ganharam espaço em alguns dos desfiles das escolas de samba do grupo especial no Sambódromo na madrugada de hoje, 02.

Acadêmicos do Tucuruvi

Com o samba-enredo “Liberdade – O Canto Retumbante de um Povo Heroico”, a Acadêmicos do Tucuruvi falou sobre questões sociais e política nacional.

Em um de seus carros alegóricos, celebrou a diversidade sexual e levantou cartazes abordando a  homofobia e a violência contra a mulher. Em outro momento, também destacou a corrupção, a venda de votos eleitorais e questionou a Justiça nacional.

Acadêmicos do Tucuruvi
Crédito: Reprodução/TV GloboUm dos carros alegóricos da Acadêmicos do Tucuruvi questionava a Justiça brasileira.

Acadêmicos do Tatuapé

Já a Acadêmicos do Tatuapé destacou os guerreiros, desde figuras mitológicas de civilizações antigas até os lutadores brasileiros dos tempos modernos.

Uma das alas mostrou mulheres como “guerreiras do lar”. Outra, destacou os “guerreiros da informação”, lembrando os jornalistas Tim Lopes, Vladimir Herzog e José Hamilton Ribeiro. Uma terceira lembrou dos “guerreiros do cotidiano”, com garis, moradores de rua, bombeiros, médicos, polícias e professores.

No final, um dos carros também homenageou aqueles que buscaram uma luta sem armas, como Mandela e Gadhi.

Acadêmicos do Tatuapé
Crédito: Reprodução/ TV GloboAcadêmicos do Tatuapé destacou os guerreiros do passado ao Brasil contemporâneo.

Mancha Verde

Com o samba-enredo “Oxalá, Salve a Princesa!A Saga de uma Guerreira Negra”, a Macha Verde resgatou a luta pelos direitos dos negros, das mulheres e falou sobre a religião africana e seus simbolismos.

A escola representou cenas de tortura, resgatando a herança escravocrata brasileira. Acorrentou mulheres grávidas na avenida para falar sobre as escravas reprodutoras e também lembrou de Zumbi dos Palmares.

Desfile da Mancha Verde
Crédito: Reprodução/ TV GloboDesfile da Macha Verde na noite de abertura do Carnaval de São Paulo

Compartilhe:

1 / 8
1
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
2
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
3
04:17
32% acreditam que câncer é causado por traumas, diz pesquisa
O jornal Folha de S. Paulo divulgou uma pesquisa feita pelo Instituto Oncoguia que revela uma situação preocupante: 32% dos …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …