Dica sobre paternidade: ‘Se tá fácil, você tá fazendo errado’

Por: Catraca Livre

Um vídeo publicado na última semana pela página Como Não Ser Um Machista Babaca se dirige aos homens, e trata justamente da forma como o machismo aparece na paternidade. A proposta do canal do YouTube é justamente produzir “vídeos didáticos para homens machistas pararem de passar vergonha”.

‘Se tá fácil, é que tá difícil pra alguém, e esse alguém geralmente é a mãe da criança’ – diz Renata, no vídeo.

“Vou te dar a única dica possível a respeito de paternidade que você precisa fazer, é uma dica universal: se tá fácil, você tá fazendo errado. Se tá fácil, é que tá difícil pra alguém, e esse alguém geralmente é a mãe da criança” – começa a youtuber Renata Côrrea, autora do canal.

Assim, Renata vai levantando uma reflexão sobre a diferença de como as mães e os pais são vistos na sociedade – em relação não só às crias mas, por exemplo, em relação aos relacionamentos: “A última moda no Tinder é colocar foto com o filho. Um filho no Tinder parece ser mais eficiente do que dizer que sabe surfar ou tocar violão” – expõe.

De forma didática e muito divertida, ela vai falando sobre diversos temas como pensão, guarda, paquera, etc. Tudo isso para tratar da paternidade ativa (ou não) – da real participação dos homens na vida das crianças, da divisão de responsabilidades.

“Sabe o que é legal de verdade? É ir na reunião da escola, fazer o lanche, saber a hora da janta, conhecer o nome do amigo, estar no grupo do Whatsapp de pais e mães da escola, levar e buscar”, completa.

O vídeo é divertidíssimo, daqueles que dá vontade de assistir várias vezes, curtir mil e marcar um monte de pais que a gente conhece.

No Facebook, o vídeo já tem mais de duas mil curtidas e cinco mil compartilhamentos.  “Participar do convívio, do dia a dia, é obrigação, não favor” – Prestem atenção nessa frase e decorem como um mantra, só ela já vale o vídeo inteiro.

Por fim, Renata dá um recado de forma descontraída: “Você já tem idade pra beber, pra votar, pra dirigir. Deve ter idade pra saber se seu filho precisa de um banho ou se tudo bem dormir sujo. […] “E também tem idade para ser preso se não pagar a pensão. Fica ligado, hein?!”

Assista ao vídeo completo abaixo. Aproveita para marcar aquele homem que PRECISA assistir. Precisamos falar sobre paternidade.

Leia mais:

Compartilhe: