Dica sobre paternidade: ‘Se tá fácil, você tá fazendo errado’

Por: Catraca Livre

Um vídeo publicado na última semana pela página Como Não Ser Um Machista Babaca se dirige aos homens, e trata justamente da forma como o machismo aparece na paternidade. A proposta do canal do YouTube é justamente produzir “vídeos didáticos para homens machistas pararem de passar vergonha”.

‘Se tá fácil, é que tá difícil pra alguém, e esse alguém geralmente é a mãe da criança’ – diz Renata, no vídeo.

“Vou te dar a única dica possível a respeito de paternidade que você precisa fazer, é uma dica universal: se tá fácil, você tá fazendo errado. Se tá fácil, é que tá difícil pra alguém, e esse alguém geralmente é a mãe da criança” – começa a youtuber Renata Côrrea, autora do canal.

Assim, Renata vai levantando uma reflexão sobre a diferença de como as mães e os pais são vistos na sociedade – em relação não só às crias mas, por exemplo, em relação aos relacionamentos: “A última moda no Tinder é colocar foto com o filho. Um filho no Tinder parece ser mais eficiente do que dizer que sabe surfar ou tocar violão” – expõe.

De forma didática e muito divertida, ela vai falando sobre diversos temas como pensão, guarda, paquera, etc. Tudo isso para tratar da paternidade ativa (ou não) – da real participação dos homens na vida das crianças, da divisão de responsabilidades.

“Sabe o que é legal de verdade? É ir na reunião da escola, fazer o lanche, saber a hora da janta, conhecer o nome do amigo, estar no grupo do Whatsapp de pais e mães da escola, levar e buscar”, completa.

O vídeo é divertidíssimo, daqueles que dá vontade de assistir várias vezes, curtir mil e marcar um monte de pais que a gente conhece.

No Facebook, o vídeo já tem mais de duas mil curtidas e cinco mil compartilhamentos.  “Participar do convívio, do dia a dia, é obrigação, não favor” – Prestem atenção nessa frase e decorem como um mantra, só ela já vale o vídeo inteiro.

Por fim, Renata dá um recado de forma descontraída: “Você já tem idade pra beber, pra votar, pra dirigir. Deve ter idade pra saber se seu filho precisa de um banho ou se tudo bem dormir sujo. […] “E também tem idade para ser preso se não pagar a pensão. Fica ligado, hein?!”

Assista ao vídeo completo abaixo. Aproveita para marcar aquele homem que PRECISA assistir. Precisamos falar sobre paternidade.

Leia mais:

1
Chuva forte deixa São Paulo debaixo d’água
A chuva que começou ontem não deu sinal de trégua e fez São Paulo amanhecer debaixo d’água nesta segunda-feira, 10. …
2
Coronavírus: aviões da FAB vão retirar brasileiros de Wuhan, na China
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram nesta quarta-feira, 5, em direção a Wuhan, na China, para retirar os …
3
BBB20: Mulheres decidem o destino de Pétrix Barbosa
A união das mulheres  decidiu o destino de Pétrix não apenas no Big Brother Brasil 20, mas também fora da …
4
Damares Alves: abstinência sexual, protesto e contradição?
Por que este grupo de mulheres deu as costas para a ministra Damares Alves enquanto ela defendia sua política de …
5
Bolsonaro e a demissão do secretário que viajou com jato da FAB
O presidente Jair Bolsonaro anunciou em sua conta no Twitter que vai tornar sem efeito a nomeação de José Vicente …
6
Visibilidade trans: a história de Thais de Azevedo
O que é violência para você? Para Thais de Azevedo essa pergunta resume uma trajetória de vida. Como mulher trans, …
7
Qual o impacto do feminismo na periferia ? Luana Hansen dá a letra
Dj, MC e produtora musical, Luana Hansen fez e faz história no movimento hip hop há, pelo menos, duas décadas. …
8
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido.Era …