Informar

Dinamarca terá parque dedicado a promover agricultura sustentável

Por: Redação | Comunicar erro

A Dinamarca pretende transformar até 2030 a área rural da cidade de Aarhus em um grande parque dedicado a promover a agricultura sustentável. Na região, está localizado o complexo de inovação agrícola Agro Food Park (AFP), que irá reunir especialistas em ciência alimentar e 75 companhias do ramo para desenvolver formas de cultivar alimentos mais saudáveis e com menor impacto ambiental.

A área também deverá abrigar um ambiente urbano que funcione sem prejudicar a natureza. O Agro Food Park foi fundado em 2009 com o objetivo de ser o principal centro de inovação alimentar da Dinamarca. Em agosto deste ano, o complexo lançou um plano para empregar três mil pessoas que irão trabalhar exclusivamente na agricultura sustentável.

A Dinamarca quer promover a agricultura sustentável aliada ao ambiente urbano
A Dinamarca quer promover a agricultura sustentável aliada ao ambiente urbano

O local, além de servir como referência para o desenvolvimento futuro da indústria global de alimentos, pretende unir densidade urbana aos campos de testes agrícolas, incluindo negócios, vida acadêmica e estabelecimentos comerciais.

Agora, o plano do país é aprimorar cinco campos da agricultura sustentável: materiais, energia limpa, aumento da biodiversidade, ar puro e água limpa. Para isso, a área vai aumentar para 280.000 m² (hoje, o parque mede 44.000 m²).

O parque urbano promete funcionar como um exemplo de cidade que não emite carbono e só trabalha com água, ar, solo e energia limpas. Ela também servirá como uma fonte de inovação econômica e ecológica regenerativa.

A cidade será composta por três áreas principais: “lawn”, o espaço verde comum central; “strip”, a rua principal; e as “plazas”, bairros que unem conjuntos de edifícios para moradores.

Com informações do site Vivagreen

Compartilhe: