Últimas notícias:

Loading...

Mara Gabrilli – Derrubando barreiras

Palestra no CCSP sobre os direitos das pessoas com deficiência

Por: Redação
Palestra tem entrada Catraca Livre

A palestra terá a presença de Mara Gabrilli, publicitária, psicóloga e vereadora de São Paulo, e Heidy Adoyan, intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Promovida pela Biblioteca Louis Braille do Centro Cultural e pela Sociedade Amigos da Biblioteca Braille, o evento acontece neste sábado, dia 4, às15h, na Sala de Debates – Piso Caio Graco.

A palestra será transmitida via Internet através deste link, que só estará ativo durante o período do evento.

Sobre Mara Gabrilli

Mara Gabrilli não se intimida diante de desafios. A vida lhe impôs muitos, outros ela foi buscar. “Gosto de transformar”, afirma a publicitária, psicóloga, colunista de revista, empreendedora social, exsecretária municipal e vereadora na Câmara de São Paulo, 41 anos, que ficou tetraplégica em 1994 por causa de um acidente.

Passou cinco meses internada – dois em respirador artificial – e recebeu uma nova condição: a impossibilidade dese mexer do pescoço para baixo. Quando os médicos lhe disseram que ela tinha 1% de chance de voltar a se movimentar, ela disse: “Um não é zero. Tenho muito a fazer!” Foi aí que Mara iniciou seus projetos com seu corpo, utilizando-o junto com outras ferramentas preciosas: a cabeça e o coração.

Fundou, em 1997, a ONG Projeto Próximo Passo para promover pesquisas para cura de paralisias e atletas com deficiência. Hoje chamado Instituto Mara Gabrilli, tem a PPP como um de seus braços apoiando 90 atletas. Três foram as Paraolimpíadas de Pequim. O IMG já  ontribuiu com diversas pesquisas em laboratórios na USP, entre elas a que resultou na primeira linhagem brasileira de células-tronco embrionárias: a BR 1.

Mara foi a primeira secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (2005/2007). Desenvolveu dezenas de projetos em infraestrutura urbana,educação, saúde, transporte, cultura, trabalho, entre outros, que trouxeram mudançaspara melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, mas que, no fim das contas,beneficiam a toda população por meio do conceito do Desenho Universal.Em atuação na Câmara Municipal desde fevereiro de 2007, foi a segunda melhor avaliada entre os 55 vereadores paulistanos, por estudo da ONG Voto Consciente.

No quesito Coerência – o cumprimento das propostas feitas na campanha – teve a maior nota: 9,53. Mara ainda escreve uma coluna mensal para a revista TPM (TRIP Editora) e comanda o programa de rádio Derrubando Barreiras: acesso para todos na Rede Eldorado AM.

Compartilhe:

?>