Discurso de Meryl Streep no ‘Globo de Ouro’ é um alerta aos EUA

Meryl Streep fez discurso eloquente durante premiação do Globo de Ouro

Na noite deste domingo, 8, a premiação do “Globo de Ouro 2017” foi marcada por um discurso eloquente da atriz Meryl Streep, homenageada com o Cecil B. DeMille Award, prêmio pelo conjunto da obra.

Vencedora de oito Globos de Ouro e três estatuetas do Oscar, a atriz não poupou críticas a Donald Trump em sua fala. Mas, claro, com muito bom humor e uma pitada de sarcasmo. “Hollywood está lotada de forasteiros e estrangeiros e, se os deportássemos, vocês não teriam nada para ver além de futebol e MMA”, claramente cutucando o presidente eleito dos EUA.

Ela citou diversos de seus colegas indicados na noite, nascidos nos Estados Unidos e em outros países. “Amy Adams nasceu em Vicenza, em Vêneto, na Itália. Natálie Portman nasceu em Jerusalem [em Israel]. Onde estão os certificados de nascença delas?”, perguntou, em alusão aos pedidos de Trump para ver os documentos de Barack Obama.

Meryl Streep também criticou Trump por ter imitado uma jornalista com doença congênita. “Quando algo assim é feito por alguém poderoso, impacta a vida de todos, porque meio que dá a permissão para que outros façam a mesma coisa. Desrespeito convida desrespeito. Violência incita violência. Quando os poderosos usam sua posição para intimidar outros, todos nós perdemos.”

A atriz encerrou o discurso citando Carrie Fisher, que morreu no dia 27 de dezembro de 2016. “Como minha amiga, a querida princesa Leia, disse para mim uma vez: Pegue seu coração partido, e faça dele arte.”

VEJA TAMBÉM: