Documentário mostra sofrimento dos usuários de ônibus no Terminal Grajaú

Entrar no ônibus às 4h, para chegar no trabalho às 7h. No retorno, mais três horas de viagem, em pé, no coletivo lotado. Essa é a rotina diária de muitos trabalhadores que moram na periferia

Por: Redação | Comunicar erro

O Coletivo Luta do Transporte no Extremo Sul lançou o documentário Terminal Grajaú: Humilhação Coletiva, que mostra o martírio diário de trabalhadores no transporte público na zona sul da cidade.


Com ônibus lotados, filas intermináveis e longas esperas, as pessoas que dependem do transporte público perdem até quatro horas por dia na locomoção. Os depoimentos do filme mostram que chegar ao trabalho pode ser mais cansativo do que a própria jornada.

Segundo os entrevistados do documentário, a situação piorou com a eliminação de algumas linhas e a obrigação da baldeação no Terminal Grajaú – o que aumentou a viagem em 40 minutos. Por outro lado, o documentário mostra uma reportagem da Folha de S. Paulo na qual o lucro das empresas subiu 248%. 

 

1 / 8
1
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …
2
03:36
A mentira do “Sistema” que dificultaria o governo de Bolsonaro
Em uma mensagem divulgada pelo Whatapps na última semana, Bolsonaro disse que o Brasil é "ingovernável" sem "conchavos" e destacou …
3
02:18
Entenda a balbúrdia de Bolsonaro com as manifestações de rua
Um manifestação em apoio ao governo de Jair Bolsonaro e de sua agenda de reformas está marcada para o próximo …
4
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
5
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
6
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
7
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
8
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …