Documentário mostra sofrimento dos usuários de ônibus no Terminal Grajaú

Entrar no ônibus às 4h, para chegar no trabalho às 7h. No retorno, mais três horas de viagem, em pé, no coletivo lotado. Essa é a rotina diária de muitos trabalhadores que moram na periferia

Por: Redação | Comunicar erro

O Coletivo Luta do Transporte no Extremo Sul lançou o documentário Terminal Grajaú: Humilhação Coletiva, que mostra o martírio diário de trabalhadores no transporte público na zona sul da cidade.


Com ônibus lotados, filas intermináveis e longas esperas, as pessoas que dependem do transporte público perdem até quatro horas por dia na locomoção. Os depoimentos do filme mostram que chegar ao trabalho pode ser mais cansativo do que a própria jornada.

Segundo os entrevistados do documentário, a situação piorou com a eliminação de algumas linhas e a obrigação da baldeação no Terminal Grajaú – o que aumentou a viagem em 40 minutos. Por outro lado, o documentário mostra uma reportagem da Folha de S. Paulo na qual o lucro das empresas subiu 248%. 

1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …