Doc mostra dificuldades de trans e travestis na busca por emprego

O filme traz histórias de mulheres transexuais e travestis que lutam para sobreviver em meio a poucas oportunidades

Por: Redação | Comunicar erro

A busca por um emprego formal é uma realidade difícil para travestis e trans no Brasil, principalmente por causa do preconceito. De acordo com estimativa da “Associação Nacional de Travestis e Transexuais” (ANTRA), 90% da população trans se prostituem no país atualmente.

Pensando nisso, foi lançado o documentário “À Luz do Dia“, que traz o seguinte questionamento: “Emprego pra travestis e transexuais, por que não?”. O filme reascende o debate sobre os desafios e dificuldades que esse grupo enfrenta para entrar no mercado de trabalho formal.

'Emprego pra travestis e transexuais, por que não?', é o questionamento do filme
‘Emprego pra travestis e transexuais, por que não?’, é o questionamento do filme

O filme tem como objetivo dar voz ao próprio movimento “T” e compartilhar histórias de mulheres transexuais e travestis que diariamente lutam para sobreviver em meio a poucas oportunidades.

O nome do documentário, “À Luz do Dia”, se opõe à opinião de que lugar de travesti e transexual é nas ruas escuras das grandes cidades. Além disso, faz referência à bandeira levantada pela comunidade LGBT de que a transfobia deve estar no centro das discussões sociais.

O projeto reúne depoimentos das travestis Renata Peron, Amara Moira, Priscila Valentina, Alice Rocha, Guilhermina Urze, Rafaela Neves, Symmy Larrat (coordenadora do programa Transcidadania, criado pela prefeitura de São Paulo) e da transexual Laysa Machado.

Assista ao documentário na íntegra:

  • A informação é a melhor arma contra o preconceito. Por isso, o Catraca Livre criou um manual anti-transfobia com 14 dicas práticas para falar sobre questões de gênero de forma respeitosa. Confira o guia neste link.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …