Doc mostra dificuldades de trans e travestis na busca por emprego

O filme traz histórias de mulheres transexuais e travestis que lutam para sobreviver em meio a poucas oportunidades

Por: Redação

A busca por um emprego formal é uma realidade difícil para travestis e trans no Brasil, principalmente por causa do preconceito. De acordo com estimativa da “Associação Nacional de Travestis e Transexuais” (ANTRA), 90% da população trans se prostituem no país atualmente.

Pensando nisso, foi lançado o documentário “À Luz do Dia“, que traz o seguinte questionamento: “Emprego pra travestis e transexuais, por que não?”. O filme reascende o debate sobre os desafios e dificuldades que esse grupo enfrenta para entrar no mercado de trabalho formal.

'Emprego pra travestis e transexuais, por que não?', é o questionamento do filme
‘Emprego pra travestis e transexuais, por que não?’, é o questionamento do filme

O filme tem como objetivo dar voz ao próprio movimento “T” e compartilhar histórias de mulheres transexuais e travestis que diariamente lutam para sobreviver em meio a poucas oportunidades.

O nome do documentário, “À Luz do Dia”, se opõe à opinião de que lugar de travesti e transexual é nas ruas escuras das grandes cidades. Além disso, faz referência à bandeira levantada pela comunidade LGBT de que a transfobia deve estar no centro das discussões sociais.

O projeto reúne depoimentos das travestis Renata Peron, Amara Moira, Priscila Valentina, Alice Rocha, Guilhermina Urze, Rafaela Neves, Symmy Larrat (coordenadora do programa Transcidadania, criado pela prefeitura de São Paulo) e da transexual Laysa Machado.

Assista ao documentário na íntegra:

  • A informação é a melhor arma contra o preconceito. Por isso, o Catraca Livre criou um manual anti-transfobia com 14 dicas práticas para falar sobre questões de gênero de forma respeitosa. Confira o guia neste link.

Compartilhe:

1
Joice Hasselmann fala sobre o Pavão Misterioso e o Gabinete do Ódio
Pavão Misterioso, Gabinete do Ódio de Bolsonaro e muitas outras questões foram abordadas no depoimento da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) …
2
Os principais pontos do pacote anticrime de Moro aprovado pela Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 4, o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro. O conjunto de …
3
Tudo o que se sabe sobre a ação policial em Paraisópolis
No último domingo, 9 jovens morreram supostamente pisoteados durante ação realizada pela Polícia Militar na comunidade de Paraisópolis, em São …
4
PSL pune postura de Eduardo Bolsonaro e de outros 17 parlamentares
O diretório nacional do Partido Social Liberal (PSL) decidiu na terça-feira, 3, punir 18 parlamentares acusados de articular o afastamento …
5
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …
6
Trump decide retomar taxação ao Brasil após desvalorização do real
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um post em sua rede social anunciando o retorno das tarifas de …
7
Entenda todos os desdobramentos das prisões em Alter do Chão
Os quatro brigadistas que haviam sido presos preventivamente na operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará, deixaram a …
8
Ajude a manter vivo o sonho da única orquestra do mundo criada e manti
A Orquestra Sinfônica de Heliópolis é a única orquestra sinfônica do mundo mantida numa favela. Mensalmente são mais de 1.300 …