Documentário vai retratar a vida dos familiares de presos em penitenciária de SP

Para colocar em prática o trabalho, as estudantes de jornalismo buscam apoio em financiamento coletivo

Por: Redação | Comunicar erro

O Brasil tem a quarta população carcerária do mundo, com um aumento de mais de 160% no número de presos nos últimos 14 anos – dez vezes mais que o crescimento da população, segundo o Ministério da Justiça. Além disso, apenas no estado de São Paulo, mais de 90% das unidades prisionais estão superlotadas.

Aos fins de semana, famílias formam longas filas em frente aos presídios por um motivo especial: é dia de visita. Nesses locais, as mulheres são a maioria, entre mães, esposas e avós que esperam horas para passarem o dia com o parente que está em situação de cárcere.

Para retratar essa realidade, as estudantes Kenya Sade, Lígia Neves e Luanna Martins, da Faculdade Cásper Líbero, estão produzindo um documentário que mostrará o dia a dia e as dificuldades de pessoas que têm familiares presos em regime fechado no Centro de Detenção Provisória Vila Independência, na zona leste de São Paulo, o segundo mais lotado do estado. Confira mais sobre o projeto neste link.

Cenas do teaser do documentário ‘Dia de Visita’

Com o objetivo de financiar a produção do documentário, as alunas lançaram uma campanha de financiamento coletivo, que segue até o dia 1º de julho. Quer ajudar? Clique aqui e escolha a quantia com a qual deseja contribuir. Para cada valor, há um tipo de recompensa determinado, como DVDs, álbum de fotos, nome do participante nos créditos finais do filme, além de uma sessão do resultado final do trabalho.

No filme, serão abordados os principais obstáculos para as famílias dos presos, como burocracia, acesso à informação, descaso e humilhação, a partir de quatro personagens principais. O documentário será produzido ao longo deste ano e divulgado em novembro de 2016.

Assista ao teaser:

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …