Dubai se prepara para construir uma “cidade verde”

Uma comunidade sustentável será erguida no meio da cidade que mais se desenvolveu nas últimas décadas

Conhecida pelo desenvolvimento acelerado e pelas grandes e futuristas construções, a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, está para construir a “Dubai Sustainable City”, a primeira comunidade residencial “verde” da região. O projeto prevê que a cidade produza 50% da sua própria energia com painéis solares e controle sua emissão de carbono através da introdução de modos alternativos de transporte.

As casas terão telhados verdes e painéis solares. A intenção é que 60% da energia das unidades residenciais seja provida pela energia solar.

A construção está prevista para acontecer em 4 fases. A ideia é que o primeiro lote de 100 vilas e moradias na Cidade Sustentável seja entregue até o final de 2014. A fase final deve ser concluída até 2016.

A realização da fase 2, atual estágio de desenvolvimento do projeto, consistirá na construção de uma zona de uso misto, uma mesquita, um Instituto de Engenharia Ecológica, um museu com planetário, uma escola “verde”, um eco-resort, um country club e um centro equestre.

A cidade terá 46 hectares com 550 vilas residenciais, além de fazendas orgânicas, instalações educacionais e 600.000 m² de painéis solares. Cada casa dentro da cidade será equipada com painéis que suprirão 60% das suas necessidades energéticas. O projeto também contará com um sistema inteligente de água que irá reduzir a demanda dos prédios em até 30%. Resíduos líquidos serão usados ​​para irrigar plantas em toda a cidade enquanto os sólidos serão encaminhados para reciclagem.

Confira na galeria abaixo algumas imagens do projeto.

Por Redação