CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Em Cultura, Hercules Gomes recebe o Prêmio Cidadão SP

Considerado um dos mais representativos pianistas do país, o também compositor é homenageado com o maior prêmio a quem faz a diferença em São Paulo

Por: Redação

Apontado pela crítica como um dos mais talentosos pianistas da atualidade, Hercules Gomes será homenageado com o Prêmio Cidadão SP, na categoria Cultura. Natural de Vitória (ES), o também compositor carrega influências de ritmos brasileiros, jazz e música erudita.

Prêmio Cidadão SP - Hercules Gomes
Crédito: Riba Dantas/DivulgaçãoO pianista e compositor Hercules Gomes, que lançou em 2019 seu terceiro álbum

Promovido pelo ReciproCidade, o prêmio é conduzido pelo jornalista Gilberto Dimenstein, fundador da Catraca Livre. Neste ano, conta com a parceria da Tegra Incorporadora.

Também serão contemplados a ONG Ipepo – Instituto da Visão (saúde); Paulo Borges, idealizador da SPFW (economia criativa); o fundador do RenovaBR, Eduardo Mofarej (cidadania); a pesquisadora Renata Bertazzi Levy (ciência); e Eduardo Saron, dirigente do Itaú Cultural (grande homenagem).

Promessas cumpridas

Com o recém-lançado álbum Tia Amélia para Sempre (Selo Sesc), também disponível nas plataformas de streaming, Hercules Gomes recupera obras da compositora que “os próprios pianistas não se interessam porque desconhecem”. “Ela tem uma personalidade muito forte no piano, faz um choro muito solto, alegre, vivo”, diz.

Na pesquisa sobre a pianista Amélia Brandão Nery, Hercules se deparou com um pouco do propósito da musicista. “[O compositor] Ernesto Nazareth pediu a ela: ‘Quando eu morrer, não deixe o choro morrer’”, conta ele, explicando que o estilo musical ficou ofuscado após a Bossa Nova.

Ele faleceu e ela cumpriu a promessa até 1983. “Tia Amélia deixou uma discografia relevante. Ela tem uma personalidade muito forte no piano, um estilo virtuosístico.”

Agora é a vez de Hercules dar sequência. “Também é minha missão. Não foi planejada, mas se tornou minha”, conta o compositor.

Talento

Reconhecido no Brasil e no exterior, Hercules coleciona condecorações. Foi vencedor, entre outros, do 11º Prêmio Nabor Pires de Camargo – Instrumentista, da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba; e do I Prêmio MIMO Instrumental, promovido pelo maior festival de música instrumental do Brasil.

Também marca presença nos principais festivais brasileiros, como a MIMO e o Festival Brasil Instrumental, em Tatuí (São Paulo). E estrangeiros, entre eles o 25º Festival Internacional Jazz Plaza, em Havana (Cuba); e o Festival Piano, em Buenos Aires (Argentina).

View this post on Instagram

#tiaameliaparasempre . @selosesc . . #herculesgomes #piano

A post shared by Hercules Gomes (@herculesgomesofficial) on

Natural de Vitória, Hercules Gomes foi autodidata no aprendizado de piano. Sua paixão pela música o levou a ingressar no bacharelado de Música Popular, na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Lá, conheceu o concertista Sílvio Barone, seu professor, que o conduziu pela música clássica. “Abandonei a música popular e, quando voltei, tinha outro olhar, mais refinamento”, lembra ele.

Sonhos

Prêmio Cidadão SP - Hercules Gomes
Crédito: Paulo Raport/DivulgaçãoO pianista Hercules Gomes acumula apresentações no Brasil e no exterior

O primeiro disco, Pianismo, lançado em 2013, “foi um divisor de águas, abriu portas”. O segundo, No Tempo da Chiquinha, de 2018, em comemoração aos 170 anos da pianista e compositora Chiquinha Gonzaga, foi aplaudido pela crítica.

O álbum Tia Amélia para Sempre, com lançamento em dezembro de 2019, tem a participação de 12 músicos. “Meu sonho é continuar a fazer o que faço hoje, mas com mais tranquilidade, vivendo da minha própria música”, diz ele, que mantém sua agenda de shows no site.

Cerimônia

O evento do Prêmio Cidadão SP será realizado no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), no dia 25 de janeiro,  aniversário de 466 anos da capital paulista. Uma das mais importantes instituições culturais do país, cravado no simbólico Parque Ibirapuera, ele concentra obras dos principais modernistas do Brasil.

O prêmio já homenageou expoentes como o maestro João Carlos Martins; Danilo Miranda, diretor do Sesc-SP; o jornalista Jairo Marques, da Folha de S.Paulo; e os empreendedores sociais Antonio Nóbrega, do Instituto Brincante, Marcelo Rosenbaum, do A Gente Transforma, e Roberto Kikawa, do Projeto Cies. Instituições como a plataforma de mídia e notícias Quebrando o Tabu e a agência Africa também foram contempladas.

1
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
2
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
3
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
4
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
5
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …
6
Guia Negro Entrevista: O que é ser um corpo negro no mundo?
Neste décimo e último episódio da terceira temporada do Guia Negro Entrevista, o programa revisita seu passado para apresentar um …
7
Vídeo da reunião de Bolsonaro com Moro pode incriminar o presidente? Entenda
E não é que a exibição do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril citado pelo ex-ministro Sergio …
8
3 países que mostraram que é possível conter o coronavírus
Nova Zelândia, Alemanha e Taiwan. O que esses três locais têm em comum? Eles mostraram para o mundo que ações rápidas …