Em prol de crianças com câncer, amigas de Porto Alegre se reúnem para promover ‘Cabelaço’

As gurias arrecadam cabelo para doar para crianças e adolescentes com câncer; quem participa do evento, corta os fios por R$10 e ainda ajuda quem precisa

O que uma advogada, uma estudante de farmácia e uma produtora criativa têm em comum? Além da amizade, as três jovens passaram a tesoura no cabelo, no início do ano. Mas não foram motivadas pelas tendências da moda, tampouco foi coincidência.

Caroline Conter, Paula Rodrigues e Estela Rocha se reuniram para tirar do papel uma ideia que colocou o sorriso no rosto de crianças e adolescentes do Instituto do Câncer Infantil, em Porto Alegre. Criadoras de um projeto chamado Força na Peruca, elas organizam, periodicamente, eventos para angariar cabelos. E claro, doaram o delas também.

Caroline, Estela e Paula idealizaram o evento e, claro, também passaram a tesoura no cabelo comprido!

A ideia surgiu quando a Paula quis cortar as madeixas e percebeu que podia dar uma nova vida aos fios. Convidou as amigas, que decidiram começar uma campanha nas redes sociais. As meninas fizeram uma parceria com uma fabricante de perucas e com cabelereiros. Em um mês, o primeiro #Cabelaço estava organizado e o evento no Facebook estava cheio.

“Tinha muita gente confirmada no evento, mas chega na hora e aparecem poucas pessoas”, conta Paula. “A gente estava esperando umas 70 pessoas e quando a gente chegou aqui, tinha fila de espera”, completa Estela.

Mais de 350 pessoas passaram pelo evento para doar mechas. Foram arrecadados 10 quilos de cabelo. O valor do corte: R$10. Dinheiro que vai para um fundo do projeto.

“A Marry Perucas, a partir do momento que escolheu e quis nos ajudar, ela falou que talvez fosse precisar. A gente continua arrecadando porque vai chegar uma hora em que eles vão precisar de material. Como eles estão nos ajudando, a gente vai ajudar eles”, explica Paula.

E o projeto deu tão certo, que já teve repeteco. Nesse mês de junho, a segunda edição do #Cabelaço reuniu 400 pessoas. E já foram entregues três perucas, com as mechas arrecadadas na primeira edição. Sabe qual foi o resultado? Esse da foto:

Vitória foi uma das meninas que ganhou uma peruca. A cara de surpresa e felicidade explica tudo.