Últimas notícias:

Loading...

Em vídeo, filha pede que pai a proteja do machismo que sofrerá ao longo da vida

Por: Redação

“Querido papai, (…) eu vou nascer uma garota. O que significa que aos 14 anos, os garotos da minha sala vão me chamar de puta, vadia, vaca, e um monte de outras coisas só por diversão, é claro. Coisas que homens fazem.”

O trecho acima faz parte de um texto emocionante da ONG norueguesa Care Norway, que defende os direitos das mulheres.

A organização fez um vídeo para conscientizar as pessoas sobre a violência contra a mulher. “Dear Daddy” (“querido papai”, em português) mostra uma garota falando sobre os problemas que irá enfrentar durante a vida por ser mulher. A filha pede ao pai que ele não a deixe passar por situações como machismo, xingamentos e assédio sexual. Veja:

Leia o texto do vídeo na íntegra:

“Querido papai,

Eu só queria te agradecer por cuidar tão bem de mim, mesmo antes de eu nascer. Eu sei que você se esforça mais que o Super Homem e nunca deixa a mamãe comer sushi, mas eu preciso te pedir um favor. É sobre os meninos. Porque eu vou nascer uma garota. O que significa que aos 14 anos, os garotos da minha sala vão me chamar de puta, vadia, vaca, e um monte de outras coisas só por diversão, é claro. Coisas que homens fazem. Então você não vai se preocupar. E eu entendo isso, pois talvez você também tenha feito isso quando jovem, tentando impressionar outros meninos. 

Por volta dos 16 anos, os meninos vão colocar suas mãos dentro das minhas calças quando eu estiver tão bêbada que não conseguir nem ficar em pé. Vou dizer não e eles vão rir. É engraçado, não é? Você, pai, se sentiria tão envergonhado porque eu fiz isso.

Aos 21 anos, a caminho de casa, foram muitas piadas, que naturalmente eram apenas piadas dos meninos. Você riu. Quando um garoto me estuprou, você disse para eu me controlar, mas como você poderia saber? Ele era apenas um menino contando piadas. 

Então eu finalmente encontro o cara perfeito e você está tão feliz por mim papai, porque ele realmente me adora, é inteligente, tem um bom trabalho e durante todo o inverno ele vai esquiar assim como você. Até que um dia ele deixa de ser perfeito e eu não sei por quê. Será que estou exagerando?

Uma coisa que sei é que não sou a vítima. Fui criada para ser uma mulher forte e independente. Certa noite, com o casamento chegando, ele me chama e diz que estou fora de forma. E em outro dia, ele me bate. Estou tão confusa, porque eu o amo e não tenho certeza se eu realmente fiz algo de errado. Um dia ele quase me matou. Eu tenho uma formação e um trabalho fantástico, amo meus amigos e minha família, sou bem educada e ninguém viu o que estava acontecendo.

Então, querido papai, este é o favor que quero lhe pedir. Uma coisa sempre leva a outra. Então, por favor, não deixe que tudo isso comece. Não deixe meus irmãos chamarem garotas de putas, porque elas não são. E um dia algum garotinho pode começar a acreditar nisso. Não ria das piadas dos meninos, porque por trás de cada brincadeira há sempre alguma verdade.

Querido papai. Eu sei que você vai me proteger de leões, tigres, armas, carros e até sushi antes mesmo que eu pense sobre o perigo de todas essas coisas. Eu vou nascer uma garota, portanto faça tudo o que você puder para que isto não seja o maior perigo de todos.”

Compartilhe: