Em vídeo, novo ministro da Saúde questiona compra de respiradores

"O que você vai fazer com eles depois?", indagou Nelson Teich a investidores da área da saúde

Em debate com investidores da área da saúde, o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, classificou a compra de insumos e respiradores –equipamentos essenciais para o tratamento de pacientes como novo coronavírus— como “investimento desnecessário”. A informação é do site da revista Fórum.

“Se você se prepara demais, se estrutura demais e amanhã sai um tratamento, você fez um investimento enorme desnecessário”, disse Teich, no começo de abril, ao canal Oncologia Brasil, no Youtube.

O ministro da Saúde, Nelson Teich, durante sua posse no Palácio do Planalto
Créditos: Júlio Nascimento/PR
O ministro da Saúde, Nelson Teich, durante sua posse no Palácio do Planalto

“Essa compra de aparelhos, de insumos, tudo isso. Se você comprar tudo para todo lugar ao mesmo tempo é um volume de dinheiro muito maior que se você tivesse parado para comparar a evolução dos diferentes países do Brasil e fosse remanejando. Porque, por exemplo, hoje você tem um número de ventiladores mecânicos que você precisa, aí de repente você dobra a sua quantidade de ventilador mecânico. O que você vai fazer com isso depois?”, indaga.



“Então, você tem um planejamento do que vai acontecer depois. Você faz para o agora e tem que se preparar para as consequências do que fez hoje. E isso envolve investimento em equipamento, material humano, tudo isso. Então, eu se eu tivesse nessa posição, minha linha seria em que investir. Porque o gestor, ele não tem obrigação, o papel dele não é acertar o que vai acontecer”, disse o atual ministro da Saúde.

A fala polêmica está a partir do minuto 19; assista abaixo: