CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Aplicativo avisa se você passou por alguém com coronavírus

O aplicativo gratuito foi desenvolvido por pesquisadores do MIT e Harvard, além de engenheiros de software do Facebook e Uber

Por: Redação

Um aplicativo desenvolvido nos EUA rastreia onde você esteve e te avisa caso tenha cruzado o caminho de uma pessoa infectada com o novo coronavírus. O app é gratuito, open source e chama-se Private Kit: Safe Paths.

O usuários tem de estar disposto a compartilhar seus dados pessoais de localização. Funciona basicamente como uma “rede” de informações de localização, de forma criptografada e mantendo a privacidade (você não descobre quem é a pessoa).

Crédito: IStock/wsfurlanApp diz quando você cruzou com alguém diagnosticado

Os dados não passam por uma “autoridade central”. No entanto, um usuário que tenha sido diagnosticado com o vírus pode optar por compartilhar seus dados de localização com oficiais de saúde. Nesse caso, as informações podem se tornar públicas. O app disponível para iOS e Android. Ainda não está disponível no Brasil.

O aplicativo gratuito foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT) e da Universidade Harvard, além de engenheiros de software de empresas como Facebook e Uber.



Segundo Ramesh Raskar, do MIT Media Lab, que liderou a equipe que desenvolveu o app, “uma abordagem de rastreamento mais refinada, que permitiria que locais específicos fossem fechados e desinfetados, é melhor do que as paralisações gerais, que são social e economicamente disruptivas”.

De toda forma, Raskar alerta que o app não traz dados 100% completos. “Porém, informações incompletas também podem levar a uma falsa sensação de segurança. Se o aplicativo levar os usuários a acreditar que determinados lugares são seguros quando não estão. O aplicativo alertará você apenas sobre onde o vírus esteve, não para onde ele está indo”, disse.

1
Coronavírus: entenda o colapso do sistema de saúde e funerário do Equador
Quanto mais avança a contaminação pelo mundo, mais cenas trágicas e impactantes a pandemia de coronavírus acaba criando. Como é …
2
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …
3
Estádios e centros de eventos viram hospitais temporários pelo país
Para aumentar a oferta de atendimento médico para os pacientes da covid-19, hospitais de campanha estão sendo construídos em estádios …
4
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
5
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
6
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
7
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
8
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …