CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus

Recomendação é que população não procure imediatamente hospitais e prontos-socorros

Por: Redação

Febre, dificuldade de respirar, dor de garganta, cansaço e tosse seca são sintomas comuns da gripe, mas também do novo coronavírus (Covid-19). Se você apresentar esses sintomas iniciais do vírus, a orientação do Ministério da Saúde é ligar no número 136 para buscar informações do que fazer ou procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

As redes de emergência, como hospitais e prontos-socorros, devem ser evitadas para dar espaço apenas para os casos mais graves de saúde ou para as pessoas pertencentes aos grupos de risco, como idosos, portadores de doenças crônicas e pacientes que passam por quimioterapia.

“O que a agente entende é: as pessoas que estiverem doentes e irem nesses hospitais, elas vão terminar se encontrando com outras pessoas que estão doentes, que estão imunodeprimidas por outras razões, e a possibilidade da transmissão se eleva muito”, disse o  secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo

Para o médico infectologista e especialista em saúde pública Gerson Salvador, é preciso mudar a mentalidade na hora de procurar o serviço de saúde. “Uma pessoa que está com a garganta doendo e nariz escorrendo não deve procurar os hospitais, e não só agora, a gente precisa se educar para entender que hospital é indicado para pessoas com doenças graves”, explicou o especialista em entrevista à Catraca Livre.

coronavírus brasil
Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilO secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, pede para as pessoas evitarem hospitais e pronto-socorros

Outra orientação para quem estiver com sintomas e for procurar atendimento médico em uma UBS é a utilização de máscara de proteção. A ideia é proteger as pessoas ao redor. Lembrando que a transmissão pode acontecer através da saliva, espirro, tosse ou do contato com pessoas e objetos contaminados.

Em 80% dos casos, os sintomas de coronavírus são leves, semelhantes a uma gripe. Nestes casos, as pessoas receberão a orientação de ficar em casa, com acompanhamento da Atenção Primária em Saúde (APS). Geralmente, são prescritos remédios (antitérmicos e analgésicos) para controle dos sintomas, ingestão de bastante água e repouso.

Já os casos mais graves, quando a pessoa  apresenta falta de ar progressiva, serão encaminhados a um hospital de referência estadual para isolamento e tratamento.

Novo coronavírus

O novo coronavírus faz parte de uma ampla família de vírus que pode causar desde um resfriado comum até problemas respiratórios que podem levar à morte.

As medidas de prevenção, no entanto, são simples. “Se o método de transmissão é através de secreção contaminada, a melhor maneira de prevenir é a higiene das mãos com água e sabão ou com álcool gel”, lembra o infectologista. “Tem muita fake news circulando dizendo que o álcool gel não é seguro, que é melhor usar vinagre. Isso aí é absurdo, e acaba espalhando pânico e a inverdade.”

Compartilhe:

1
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …
2
Estádios e centros de eventos viram hospitais temporários pelo país
Para aumentar a oferta de atendimento médico para os pacientes da covid-19, hospitais de campanha estão sendo construídos em estádios …
3
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
4
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
5
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
6
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
7
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
8
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …