Encontro debate participação nas ocupações das escolas em 2015

Segunda edição do Vozes Urbanas acontece na próxima quarta-feira, 29 de maio; veja como se inscrever

A ocupação das escolas pelos estudantes foi uma das mais bem-sucedidas mobilizações da história brasileira
Créditos: Reprodução / Facebook
A ocupação das escolas pelos estudantes foi uma das mais bem-sucedidas mobilizações da história brasileira

Um projeto de reorganização escolar sem diálogo ou interlocução com os principais envolvidos: os alunos. Em 2015, o estado de São Paulo viveu uma das mobilizações mais bem-sucedidas da história brasileira, com a ocupação das escolas pelos próprios estudantes, pressão sobre o poder público e uma forte crítica a projetos como a privatização do ensino e o Escola Sem Partido.

Com o objetivo de pensar os reflexos das mobilizações dos secundaristas, o Vozes Urbanas – série de encontros sobre desigualdades educacionais promovida pela Fundação Tide Setubal – convida o poder público, especialistas e a sociedade para o debate “Escolas democráticas: cidadania, representação e participação em sala de aula”.

Mediado pela doutora em educação (USP) Denise Carreira, o evento acontece nesta quarta-feira, 29 de maio, às 14h30, no CIVI-CO, em Pinheiros, zona oeste da cidade. Quer participar? Se inscreva neste link. A entrada é gratuita.

O encontro terá a participação de Marcelo Rocha, estudante secundarista em 2015 e hoje ativista em educação, negritude e juventude; Macaé Maria Evaristo dos Santos, professora e ex-secretária estadual de educação (MG); e Joana Buarque de Gusmão, pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Os convidados vão debater, entre outros temas, as oportunidades educacionais e as políticas públicas que estamos construindo para pavimentar um futuro para os jovens; como a educação olha para as relações étnico-raciais e de gênero no currículo escolar; e como articular e mobilizar diversos atores e segmentos da sociedade em prol de uma agenda fundamental para o país.

Durante o evento, também será apresentada a pesquisa “Participação e engajamento de jovens e suas repercussões em sua vida escolar: o caso das ocupações de escolas em São Paulo (2015)”, desenvolvida por Joana Buarque Gusmão, que compõe a mesa.

Serviço:

“Escolas democráticas: cidadania, representação e participação em sala de aula”
Quando: 29 de maio, às 14h30
Onde: R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 – Pinheiros, zona oeste de São Paulo

Vozes Urbanas

Em sua segunda temporada, o projeto reúne especialistas em uma série de sete encontros com o objetivo de provocar a reflexão, a mobilização e para influenciar as políticas públicas educacionais sob a ótica das desigualdades educacionais brasileiras com o recorte de gênero e raça. Os outros cinco eventos ocorrerão até novembro, em diferentes locais.