Encontro discute Lispector na Livraria da Vila

No dia 10 às 19h30, a professora de literatura Nádia Battella Gotlib falará sobre sua documentação do Arquivo Clarice Lispector, da Fundação Casa de Rui Barbosa, e de outros importantes acervos que constituíram o livro Clarice Fotobiografia (Imprensa Oficial).

divulgação
Clarice Lispector

As 800 imagens – na sua maior parte, inédita – incluem anotações, trechos manuscritos de obras, documentos pessoais, correspondência ativa e passiva, capas de seus livros, de suas traduções, depoimentos de parentes e amigos, reproduções fac-similares de entrevistas, retratos seus feitos pelos pintores Giorgio de Chirico, Carlos Scliar e Dimitri Ismailovitch, e até o fac-símile de seu primeiro conto publicado, O triunfo, na revista Pan, em 1940.

Sobre Clarice Lispector

Quando surgiu com o livro Perto do Coração Selvagem, Clarice Lispector foi comparada a escritores como James Joyce e Virginia Woolf. Tinha 17 anos e revolucionava a literatura brasileira da época com um estilo narrativo próprio, usando um monólogo interior com metáforas. “Uma vida completa pode acabar numa identificação tão absoluta com o não-eu que não haverá mais um eu para morrer”, escreveu. Material retirado do site Klick Educação. Para saber mais informações, entre neste link.

Veja o vídeo “Felicidade Clandestina”. Clique aqui


Por Redação