Encontro discute rumos do teatro contemporâneo

Por: Redação

Para compor o ciclo de debates sobre as novas formas de convívio no teatro contemporâneo no Brasil, o Itaú Cultural recebe, entre os dias 3 e 7 de novembro a sétima edição do “Próximo Ato – Encontro Internacional de Teatro Contemporâneo”, o evento terá programações específicas para os profissionais de teatro e, também, atividades abertas para o públicos. A curadoria fica por conta de Antônio Araújo (Teatro da Vertigem), José Fernando Azevedo (Teatro de Narradores) e Maria Tendlau (Teatro Coletivo Bruto).

Encontro reúne profissionais de diversos lugares do mundo

Às 19h30 da terça-feira, 3, a abertura se dá com o debate “Formas de Convívio: os limites da coabitação”. Participa da mesa o crítico francês Nicolas Bourriaud. Escritor de “Estética Relacional”, ele faz um levantamento sobre os interesses da arte contemporânea, e a necessidade de novas abordagens de interpretação.

________________

Veja também

Escolha uma peça, pague R$5 e vá ao teatro
________________

Para fechar no sábado, 7,  será feito encontro “Formas de Convívio: Pós-desmanche, Pós-dramático – O Mundo das Coabitações Precária”. A mesa conta com a presença do professor de teatro alemão Hans-Thies Lehmann e também com Paulo Arantes, professor aposentado do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. No debate, Lehmann discute sobre o conceito de “pós-dramático”, enquanto Arantes falará sobre o “desmanche” em relação às cidades e sobre a necessidade de associação dos grupos frutos desse processo.

Material extra
Toda a programação, assim como textos de especialistas sobre as edições e o conteúdo atualizado durante o encontro podem ser acompanhados neste link

Confira a programação aberta ao público

Terça-feira, 3

19h30
Mesa Formas de Convívio: Os Limites da Coabitação, com Nicolas Bourriaud (FRA), que em seguida participa da noite de autógrafos dos seus livros Estética Relacional e Pós-Produção -Como a Arte Reprograma o Mundo Contemporâneo (ambos editora Martins Martins Fontes)

Quarta-feira, 4

19h30

Mesa Formas de Convívio: Crise e Processo, com Óscar Cornago (ESP) e Eduardo Losicer (ARG-BRA)

Sexta-feira, 6

19h30

Lançamento do livro Escritura Política no Texto Teatral (Editora Perspectiva), de Hans-Thies Lehmann (ALE), seguida da mesa Formas de Convívio: Políticas da Subjetividade, com o autor

Sábado, 7

15h
Mesa Formas de Convívio: Pós-desmanche, Pós-dramático – O Mundo das Coabitações Precárias, com Paulo Arantes (BRA) e Hans-Thies Lehmann (ALE)

Por Redação