Enem 2019 não terá questões polêmicas e ideológicas, segundo MEC

Temáticas LGBTQ, feminismo, entre outras, estão fora do exame, consideradas inapropriadas pelo governo bolsonarista

Por: Redação Comunicar erro

Abraham Weintraub, Ministro da Educação (MEC), afirmou que as provas do Enem 2019 não abordarão questões consideradas “polêmicas” e “ideológicas”. A declaração foi feita em um vídeo na página do Facebook de Jair Bolsonaro.

Enem
Crédito: IStock/FatCameraTemáticas LGBTQ, feminismo, entre outras, estão fora do Enem 2019

O governo do atual presidente não esconde sua insatisfação com as últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio. Questões que consideram como “ideologia de esquerda” não devem ser matéria de prova. “Estudem, estudem para valer. E estudem coisas sem direcionamento ideológico”, disse o novo ministro.

UNIVERSIDADES EM PORTUGAL QUE ACEITAM O ENEM

Após a reformulação do Enem, o exame passou a cobrar mais a interpretação de texto e o conhecimento interdisciplinar do conteúdo.

“Foquem mais na técnica de escrever, interpretação de texto, foquem muito em matemática, ciências… em realmente no aspecto que a gente quer desenvolver: o conhecimento científico, a capacidade da pessoa de desenvolver novas habilidades”, completou Weintraub.

TABATA AMARAL CRITICA NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO

A edição de 2018 do Enem 2018 abordou questões como Linguagens e Códigos sobre o vocabulário LGBTQ com origem no dialeto pajubá e, em 2015, o feminismo sob a temática Ciências Humanas, a partir de um texto de Simone Bevouir.

Considerados “polêmicos” e “ideológicos” pelo governo bolsonarista, esses exemplos, e tantos outros temas de suma importância para a construção de um cidadão, passam a não mais fazer parte do exame.

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …