Entenda por que #TontosDoMBL é o tema mais comentado no Twitter

Moro chama integrantes do MBL de tontos em conversa com Deltan Dallagnol, e internet não perdoa

Conversas entre o ministro da Justiça, Sergio Moro, e procuradores da Lava Jato revelam que houve articulação para proteger o então juiz e evitar que tensões entre ele e ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) pudessem colocar em pausa investigações da força-tarefa.

Entre as mensagens, porém, Moro cita um protesto organizado por “alguns tontos daquele movimento brasil livre”, que criticavam o ministro do STF Teori Zavascki (morto em um acidente aéreo em 2017). A publicação da citação ao MBL foi o suficiente para levar a hashtag #TontosDoMBL como o assunto mais comentado no Twitter do Brasil.

As mensagens privadas foram encaminhadas por uma fonte anônima ao Intercept Brasil e divulgadas pela “Folha”, em parceria anunciada neste domingo, 23.

O ministro Sergio Moro em audiência na CCJ do Senado sobre as conversas divulgadas pelo Intercept Brasil
Créditos: Pedro França/Agência Senado
O ministro Sergio Moro em audiência na CCJ do Senado sobre as conversas divulgadas pelo Intercept Brasil

Nas mensagens, Moro pede que Deltan o ajude a conter o MBL, que havia feito um protesto em frente ao apartamento de Zavascki em Porto Alegre com faixas que o chamavam de “traidor”, “pelego do PT” e pediam que deixasse o então juiz trabalhar.

“Nao.sei se vcs tem algum contato mas alguns tontos daquele movimento brasil livre foram fazer protesto na frente do condominio.do ministro. Isso nao ajuda evidentemente”, disse Moro, pelo Telegram, a Deltan.

Deltan aconselhou: “Não sendo violento ou vandalizar, não acho que seja o caso de nos metermos nisso por um lado ou outro” e Moro não falou mais sobre o assunto.

Leia a íntegra da reportagem.

Confira as reações no Twitter à revelação dessas mensagens: