Entrevistamos o cavaleiro paralímpico Rodolpho Riskalla

As Paralimpíadas Rio 2016 irão começar no dia 7 de setembro e muitos estão na na torcida para este grande evento que acontecerá pela primeira vez no Brasil.

Os nossos paratlétas brasileiros prometem fazer bonito nesta competição e conversamos com o cavaleiro do hipismo Rodolpho Riskalla. Atualmente, ele vive na França e virá para o Brasil junto com o seu cavalo no dia 4. Gentilmente, ele topou bater um papo com o Catraca Livre.

Rodolpho Riskalla e o seu cavalo

FALE SOBRE BRASIL x FRANÇA PARA UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

Minha experiência como deficiente é recente, ainda não fui ao Brasil depois de ficar doente. Sei que há mais e mais oportunidades, locais adaptados e etc para deficientes no Brasil.

Aqui na França, todo deficiente conta com uma ajuda importante do governo para adaptações, serviços públicos, obter um trabalho etc. Tudo é feito para que o deficiente possa ter toda assistência possível para ter uma boa vida. Lógico que na vida de todo dia ainda encontramos dificuldades, principalmente em acessos em algumas ruas, lojas, restaurantes, cinemas etc, que ainda não são preparados para receber deficientes físicos. Mas em geral tudo é feito para que uma pessoa com deficiência não se sinta inferior ou em dificuldade.

COMO SE SENTE AO PARTICIPAR PELA PRIMEIRA VEZ NUMA PARALIMPÍADA?

O MÁXIMO! Estou muito contente e orgulhoso de poder representar o Brasil nestas paralimpíadas.

Foi um ano bem difícil cheio de novidades e adaptações. E poder participar de um evento tão importante como esse já esta sendo uma grande vitória!

O QUE ACHOU DA CAMPANHA ESTRELADA POR CLEO PIRES E PAULO VILHENA?

Eu gostei da campanha, acho que a ideia era exatamente chamar atenção. E funcionou!

O Comitê Paralímpico Brasileiro vem há meses fazendo um trabalho genial divulgando todos os esportes paralímpicos e seus atletas. Ter nossos embaixadores, os atores Cleo Pires e Paulinho Vilhena encarnando paratlétas reais, foi bem bacana.

QUAL MENSAGEM DEIXARIA PARA QUEM SONHA EM SER UM ATLETA  PROFISSIONAL?

Treine! Persista! Nunca desista mesmo nas horas mais difíceis. Mesmo quando for duro, não se deixe abater, queira mais e melhor!

Por Felippe Canale

Jornalista parceiro da Catraca Livre