Escola é questionada sobre professor trans e resposta repercute

A invertida do colégio viralizou nas redes sociais

Por: Redação Comunicar erro
professor trans contratado pela Escolinha Maria Felipa, Bruno Santana
Crédito: Divulgação/ Escola Maria FelipaO professor trans contratado pela Escolinha Maria Felipa é Bruno Santana

A Escolinha Maria Felipa de Educação Infantil, de Salvador, na Bahia, virou assunto nas redes sociais nesta terça-feira, 19, após publicar a resposta que deu a uma mãe que questionou o colégio sobre a contratação de um professor trans.

A mulher, que buscava uma escola para o filho, enviou uma mensagem pelo WhatsApp perguntando se havia um docente trans na instituição. A resposta positiva veio seguida de um questionamento. “Não que eu concorde, mas você não acha que isso pode ter diminuído o número de matrículas de vocês?”, escreveu a mãe.

Em seguida, a diretoria da escola rebateu: “Quem acha que uma pessoa trans, apenas por ser trans, não pode educar seu filho, não merece a nossa escola”.

O print com a conversa foi compartilhado pelo colégio nas redes sociais, acompanhado da legenda: “Nosso interesse é lutar e construir pela via da educação o mundo que acreditamos. Não negociamos nossos sonhos”.

O professor contratado Escolinha Maria Felipa é Bruno Santana, primeira pessoa trans a se formar em educação física na Universidade de Feira de Santana (Uefs).

Em entrevista ao Metro1, o docente declarou: “Acredito que  a postagem viralizou justamente por conta das que resistem.  Das pessoas que seguem… Ao contrário do que pensam, somos maioria e tem muita gente que assim como eu, acredita no poder transformador da educação, que apoia e luta por uma educação para além do capital, dos retrocessos e dos fascismos. Pessoas que existem e resistem em meio a todos os descasos e retiradas de direitos e que por mais difícil que a conjuntura possa parecer, seguiremos de mãos dadas na luta por um mundo que seja capaz de contemplar todas as pessoas”.

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …