‘Escola. Não atire’, diz placa no telhado de projeto na Maré

As imagens viralizaram no mesmo dia em que uma operação da Polícia Civil na favela deixou oito mortos

Por: Redação | Comunicar erro
Placa na Maré com a frase: "Escola. Não Atire"
Crédito: Reprodução / FacebookPlaca na Maré com a frase: “Escola. Não Atire”

“Escola. Não atire”. Esta é a frase de uma placa colocada no telhado de uma unidade do Projeto Uerê, no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro. As imagens do pedido causaram comoção e indignação nas redes sociais após publicação da artista plástica Yvonne Bezerra de Mello, responsável pela iniciativa.

“Por essas e outras que coloquei no teto e na fachada do Uerê para ver se não nos matam em dias de confronto. Uma vez um helicóptero metralhou a escola. A que ponto chegamos!”, escreveu Yvonne. O Uerê atua com apoio a crianças e jovens que sofrem com traumas emocionais por causa da violência na Maré.

O post foi feito na última segunda-feira, dia em que uma operação da Polícia Civil na Maré deixou oito mortos. Os tiros foram disparados por agentes dentro de um helicóptero.

A ação policial tinha como objetivo prender o traficante Thomaz Jhayson Vieira Gomes, o 3N, do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Segundo informações do jornal Extra, ele está baleado na Maré e teria sido ferido durante a operação.

Ao jornal, Yvonne contou que as placas foram instaladas há dois anos, mas decidiu mostrá-las novamente porque, em suas palavras, “a situação não mudou, só piorou”. “Eu coloquei a placa dois anos atrás porque um helicóptero atirou no teto do Uerê. A situação não mudou, só piorou e a placa continua lá. Como um aviso do que acontece nas comunidades”, disse.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …