Estudo aponta que filhos afetam o sono das mães, mas não dos pais

Que ter filhos afeta a quantidade de horas que uma mãe dorme à noite todo mundo já sabe. Mas, agora, um estudo da The American Academy of Neurology, da Georgia Southern University, constatou um fato intrigante: enquanto as mulheres realmente têm noites de sono mais curtas ao longo dos primeiros anos do bebê, os homens não sofrem o mesmo impacto.

A pesquisa, realizada por telefone, entrevistou mais de 5.805 homens e mulheres pelos Estados Unidos acerca de seus hábitos de sono e da frequência com que se sentiam cansados. Perguntavam também a idade, a raça, o tipo de trabalho, a constituição familiar e o nível de atividade física dos participantes. Ainda coletaram dados sobre ronco e problemas de saúde que poderiam interferir na qualidade do sono.

Quanto mais crianças na casa, mais o sono das mães é prejudicado

Curiosamente, entre as 2.908 mulheres consultadas com menos de 45 anos apenas um fator perturbador do sono se mostrou comum: ter crianças em casa. Entre as que tinham filhos, 48% declarou dormir o suficiente, ou seja, pelo menos 7 horas – entre as que não tinham filhos, a porcentagem aumentou para 62%. E mais: o estudo indicou que, quanto mais crianças na casa, mais insuficiente era o sono da mulher.

Por outro lado, os ciclos de sono dos homens entrevistados não se mostraram afetados da mesma maneira. Provavelmente um reflexo de que os cuidados com os filhos ainda pendem mais para o lado das mulheres.

De acordo com Kelly Sullivan, especialista que coordenou a pesquisa, “dormir o suficiente é um fator fundamental para ter uma boa saúde e pode impactar no funcionamento do coração, do cérebro e também no peso”. Mais uma razão para ampliar o debate sobre a divisão de tarefas dentro de casa.

Leia mais:

1 / 8
1
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
2
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
3
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
4
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
5
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
6
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
7
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …
8
07:44
Saiba tudo sobre os métodos anticoncepcionais
Prevenção é essencial quando o assunto é relação sexual. Hoje, há outros modos de prevenção que vão além da pílula e …