Estudo aponta que filhos afetam o sono das mães, mas não dos pais

Por: Catraca Livre

Que ter filhos afeta a quantidade de horas que uma mãe dorme à noite todo mundo já sabe. Mas, agora, um estudo da The American Academy of Neurology, da Georgia Southern University, constatou um fato intrigante: enquanto as mulheres realmente têm noites de sono mais curtas ao longo dos primeiros anos do bebê, os homens não sofrem o mesmo impacto.

A pesquisa, realizada por telefone, entrevistou mais de 5.805 homens e mulheres pelos Estados Unidos acerca de seus hábitos de sono e da frequência com que se sentiam cansados. Perguntavam também a idade, a raça, o tipo de trabalho, a constituição familiar e o nível de atividade física dos participantes. Ainda coletaram dados sobre ronco e problemas de saúde que poderiam interferir na qualidade do sono.

Quanto mais crianças na casa, mais o sono das mães é prejudicado

Curiosamente, entre as 2.908 mulheres consultadas com menos de 45 anos apenas um fator perturbador do sono se mostrou comum: ter crianças em casa. Entre as que tinham filhos, 48% declarou dormir o suficiente, ou seja, pelo menos 7 horas – entre as que não tinham filhos, a porcentagem aumentou para 62%. E mais: o estudo indicou que, quanto mais crianças na casa, mais insuficiente era o sono da mulher.

Por outro lado, os ciclos de sono dos homens entrevistados não se mostraram afetados da mesma maneira. Provavelmente um reflexo de que os cuidados com os filhos ainda pendem mais para o lado das mulheres.

De acordo com Kelly Sullivan, especialista que coordenou a pesquisa, “dormir o suficiente é um fator fundamental para ter uma boa saúde e pode impactar no funcionamento do coração, do cérebro e também no peso”. Mais uma razão para ampliar o debate sobre a divisão de tarefas dentro de casa.

Leia mais:

1
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
2
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …
3
Anarquia da ponte pra lá: a história do punk na periferia de SP
Autor do livro My Way, Valo Velho é história viva da cena anarcopunk de São Paulo. A Catraca Livre foi até …
4
Backer: entenda o caso das cervejas contaminadas
O Ministério da Agricultura suspendeu a venda de cervejas da marcar Backer e determinou que a empresa faça um recall …
5
O que é liberdade de expressão?
O que é liberdade de expressão? Entenda o significado e a importância desse direito tão importante para todos nós neste …
6
Entenda o acordo nuclear que envolve EUA x Irã
Errata: ao contrário do que aparece no vídeo, o nome do especialista entrevistado é Lucas Leite e não Felipe. O …
7
Depois de ataque e perseguição, Porta dos Fundos é alvo de censura
A Justiça do Rio de Janeiro resolveu mandar retirar do ar “A Primeira Tentação de Cristo”, um Especial de Natal …
8
“Imprecionante”: ministro Weintraub comete novo erro de português
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, escorregou de novo na língua portuguesa e a internet não deixou passar. Ao agradecer um …