Ex-pastores da Universal dizem que fizeram vasectomia em mutirões

No caso mais recente, a Justiça do Trabalho impôs indenização de R$ 115 mil

Por: Redação Comunicar erro

Em ações judiciais na Justiça do Trabalho, ex-pastores da Igreja Universal do Reino de Deus afirmam que as cirurgias de vasectomia foram feitas em mutirões.

Eles também afirmam ter sido forçados ou pressionados a passar por esterilização como forma de ingressar ou ascender na igreja liderada pelo bispo Edir Macedo.

Crédito: DivulgaçãoEx-pastores acusam a Igreja Igreja Universal do Reino de Deus de forçar a fazerem vasectomia

A Folha ouviu um dos ex-pastores que entraram na Justiça contra à Igreja Universal.

Na entrevista, Clarindo de Oliveira, 44 anos, conta que foi esterilizado aos 18 anos em uma clínica em São Paulo. Todos os custos, segundo ele, foram pagos pela Universal.

No caso mais recente, o TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo) impôs à Universal uma indenização de R$ 115 mil por danos morais e materiais ao ex-pastor Clarindo de Oliveira, 44.

Na decisão do último dia 7 de maio, a desembargadora Silvana Ariano disse que há a confirmação da “prática de imposição de vasectomia” pela Universal.

Segundo a magistrada, a prática “se constitui em grave violação ao direito do trabalhador ao livre controle sobre seu corpo e em indevida intromissão do empregador na vida do trabalhador”.

Compartilhe:

1 / 8
1
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
2
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
3
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
4
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
5
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
6
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …
7
04:35
Facada em Bolsonaro completa um ano com mais uma cirurgia
O presidente Jair Bolsonaro, comemorou junto à imprensa nesta sexta-feira, 6, o que chamou de “aniversário” de um ano da …
8
10:37
Entenda a mente do Bolsonaro por Alexandre Frota e Fernando Holiday
Os deputados, ex-aliados do governo Bolsonaro, Alexandre Frota (PSDB) e Fernando Holiday (DEM) estiveram na Catraca Livre e falaram sobre …