Ex-pastores da Universal dizem que fizeram vasectomia em mutirões

No caso mais recente, a Justiça do Trabalho impôs indenização de R$ 115 mil

Por: Redação | Comunicar erro

Em ações judiciais na Justiça do Trabalho, ex-pastores da Igreja Universal do Reino de Deus afirmam que as cirurgias de vasectomia foram feitas em mutirões.

Eles também afirmam ter sido forçados ou pressionados a passar por esterilização como forma de ingressar ou ascender na igreja liderada pelo bispo Edir Macedo.

Crédito: DivulgaçãoEx-pastores acusam a Igreja Igreja Universal do Reino de Deus de forçar a fazerem vasectomia

A Folha ouviu um dos ex-pastores que entraram na Justiça contra à Igreja Universal.

Na entrevista, Clarindo de Oliveira, 44 anos, conta que foi esterilizado aos 18 anos em uma clínica em São Paulo. Todos os custos, segundo ele, foram pagos pela Universal.

No caso mais recente, o TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo) impôs à Universal uma indenização de R$ 115 mil por danos morais e materiais ao ex-pastor Clarindo de Oliveira, 44.

Na decisão do último dia 7 de maio, a desembargadora Silvana Ariano disse que há a confirmação da “prática de imposição de vasectomia” pela Universal.

Segundo a magistrada, a prática “se constitui em grave violação ao direito do trabalhador ao livre controle sobre seu corpo e em indevida intromissão do empregador na vida do trabalhador”.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:49
Militar é preso com 39 kg de cocaína em avião reserva da Presidência
Um sargento da Aeronáutica foi preso nesta terça-feira, 25, no aeroporto de Sevilha, na Espanha, transportando 39 quilos de cocaína …
2
06:25
VazaJato: Moro chama integrantes do MBL de tontos e depois se desculpa
Em áudio publicado pelo perfil do Movimento Brasil Livre no Instagram o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, …
3
02:42
STF adia julgamento que pode tirar Lula da cadeia
O Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu adiar o julgamento do pedido de liberdade do ex-presidente Lula, que estava previsto para …
4
02:20
Novas regras para o uso de patinetes elétricas em SP
A prefeitura de São Paulo definiu novas regras para o uso de patinetes elétricas compartilhadas na cidade. Entre as  determinações …
5
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
6
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
7
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
8
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …