Expedição percorre 400 km para distribuir livros a crianças em MG

Os "Cavaleiros da Cultura" partiram de Itabira com a missão de distribuir 40 mil livros até a Zona da Mata

Por: Redação | Comunicar erro

Em vilarejos, povoados e casebres de Minas Gerais, um livro pode ser algo difícil de ser encontrado. Há crianças que só vão conhecer as obras no pequeno acervo da biblioteca de suas escolas.

Para mudar esse cenário e reduzir o abismo cultural, Carlos Oscar Niemeyer, neto do renomado arquiteto brasileiro, comanda um projeto que vai distribuir 40 mil livros a crianças em cidades mineiras. A iniciativa tem a parceria da Paulus Editora, de São Paulo.

O projeto foi idealizado por Carlos Oscar Niemeyer

A expedição de cavaleiros partiu na manhã desta terça-feira, dia 20, do Memorial Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, espaço desenhado por Niemeyer, e percorrerá 400 quilômetros até o município de Rio Novo, na Zona da Mata.

A partida reuniu cerca de 500 crianças e adolescentes no memorial, todos estudantes de escolas da rede pública itabirana. A solenidade contou ainda com declamação de poesias e música. Todos receberam livros dos cavaleiros.

Os cinco cavaleiros vão passar por Ipoema, Cocais, Santa Rita do Durão, Piranga, Presidente Bernardes, Dores do Turvo, Rio Pomba e outros lugares. “É uma forma de levar uma perspectiva de um futuro melhor às crianças. Conhecimento ninguém tira. Agora, alguém precisa proporcionar isso”, afirma Carlos.

Cavaleiros da Cultura

O neto de Niemeyer é líder dos “Cavaleiros da Cultura“, associação de quase 20 cavaleiros fundada em 2008 e incentivada pelo avô dele, falecido há mais de quatro anos. Em nove anos, eles já percorreram cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, por onde doaram cerca de 700 mil livros.

“Esse trabalho começou no centenário do meu avô (em dezembro de 2007). Quando eu contei a ele que faríamos uma cavalgada em sua homenagem ele me disse: então leve um livro para onde você for”, diz o idealizador do projeto.

Neste ano, a expedição dos cavaleiros homenageia Carlos Drummond de Andrade. A viagem é o pontapé inicial para a Festa Literária de Minas Gerais (Fliminas 2017), que nesta edição lembra os 30 anos da morte do poeta itabirano. A festa acontece em agosto, em Rio Novo.

Se preferir, acompanhe a reportagem em vídeo:

  • Leia mais:

Compartilhe:

1 / 8
1
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
2
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
3
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
4
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
5
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …
6
03:41
Movimentos estudantis convocam ato contra os cortes na educação
Um ato marcado para esta quarta-feira, 15 de maio, promete mobilizar secundaristas, universitários, pós-graduandos, professores e outros profissionais contra os …
7
06:06
A construção do papel de mãe para quem opta pela adoção
O depoimento de Rosangela Ferreira faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade tem …
8
06:33
O drama de retornar ao trabalho após a licença maternidade
O depoimento de Maria da Conceição faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade …