Expedição percorre 400 km para distribuir livros a crianças em MG

Os "Cavaleiros da Cultura" partiram de Itabira com a missão de distribuir 40 mil livros até a Zona da Mata

Por: Redação | Comunicar erro

Em vilarejos, povoados e casebres de Minas Gerais, um livro pode ser algo difícil de ser encontrado. Há crianças que só vão conhecer as obras no pequeno acervo da biblioteca de suas escolas.

Para mudar esse cenário e reduzir o abismo cultural, Carlos Oscar Niemeyer, neto do renomado arquiteto brasileiro, comanda um projeto que vai distribuir 40 mil livros a crianças em cidades mineiras. A iniciativa tem a parceria da Paulus Editora, de São Paulo.

O projeto foi idealizado por Carlos Oscar Niemeyer

A expedição de cavaleiros partiu na manhã desta terça-feira, dia 20, do Memorial Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, espaço desenhado por Niemeyer, e percorrerá 400 quilômetros até o município de Rio Novo, na Zona da Mata.

A partida reuniu cerca de 500 crianças e adolescentes no memorial, todos estudantes de escolas da rede pública itabirana. A solenidade contou ainda com declamação de poesias e música. Todos receberam livros dos cavaleiros.

Os cinco cavaleiros vão passar por Ipoema, Cocais, Santa Rita do Durão, Piranga, Presidente Bernardes, Dores do Turvo, Rio Pomba e outros lugares. “É uma forma de levar uma perspectiva de um futuro melhor às crianças. Conhecimento ninguém tira. Agora, alguém precisa proporcionar isso”, afirma Carlos.

Cavaleiros da Cultura

O neto de Niemeyer é líder dos “Cavaleiros da Cultura“, associação de quase 20 cavaleiros fundada em 2008 e incentivada pelo avô dele, falecido há mais de quatro anos. Em nove anos, eles já percorreram cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, por onde doaram cerca de 700 mil livros.

“Esse trabalho começou no centenário do meu avô (em dezembro de 2007). Quando eu contei a ele que faríamos uma cavalgada em sua homenagem ele me disse: então leve um livro para onde você for”, diz o idealizador do projeto.

Neste ano, a expedição dos cavaleiros homenageia Carlos Drummond de Andrade. A viagem é o pontapé inicial para a Festa Literária de Minas Gerais (Fliminas 2017), que nesta edição lembra os 30 anos da morte do poeta itabirano. A festa acontece em agosto, em Rio Novo.

Se preferir, acompanhe a reportagem em vídeo:

  • Leia mais:

Compartilhe:

1 / 8
1
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
2
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
3
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
4
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …
5
04:12
Netflix: ‘The Family- Democracia Ameaçada’ revela grupo secreto
A minissérie "The Family: Democracia Ameaçada", que pode ser vista na Netflix, mostra questões que te farão pensar em uma …
6
02:29
Operação Lava Jato ignora repasse suspeito de Paulo Guedes
Uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que a Operação Lava Jato poupou o ministro da Economia, …
7
02:40
Partículas de queimadas são encontradas em água de chuva em SP
O fenômeno que atingiu São Paulo na última segunda-feira, 19, e transformou o dia em noite em diversas regiões do …
8
03:36
Nem os eleitores de Bolsonaro concordam com a indicação de Eduardo
Em meio às polêmicas que dão o tom nos primeiros oito meses do governo Bolsonaro, uma pesquisa recente mostra que …